Wednesday, March 14, 2018

1986... by Nuno Markl

 



http://media.rtp.pt/extra/estreias/1986-serie-nuno-markl-ja-trailer/
 
Fiquei rendida a esta série, que estreou ontem, na RTP1, o primeiro, de treze episódios.

Uma viagem aos anos 80, conduzida por um personagem central ternurento, o Tiago, um jovem nerd tímido, nostálgico, órfão de mãe e, agora a viver sozinho com o pai, uma personagem agitada, embora sensível, mas que “ferve em pouca água”.

1986 é o ano das eleições presidenciais em Portugal mais renhidas de sempre, face à disputa final entre os candidatos Freitas do Amaral e Mário Soares. A guerra política entre ambas as fações apoiantes vai interferir, de forma acesa, no fluir do quotidiano de vida, de todos os personagens.

Entre as mais variadas peripécias e discussões com o pai, um comunista ferrenho obrigado a “engolir sapos vivos” por ter de votar em Soares, o Tiago e as personagens que com ele se cruzam na escola, fazem-nos atravessar esta época de acesas guerras políticas, do culto pela música e pelo cinema e a ingénua e doce busca do amor, de uma forma bem divertida.

E todos vamos andar de braço dado com o Tiago e com a sua paixão de adolescente… a doce e idealista Marta, que ambiciona um dia vir a ser astronauta, com o seu melhor amigo, o metálico Sérgio e…, com a gótica Patrícia, entre outros tantos, bem engraçados e divertidos.

Os cenários, a ambiência e as decorações dos interiores, os detalhes e cores de cada objeto, as dinâmicas de rua e de exteriores, o antigo Vídeo Clube Turim, estão retratados de tal forma, que estamos por lá a viver, a falar, a rir, a chorar e, também, a sonhar com eles e… com a busca do amor perfeito. 

É óbvio que…, para assim sentir, tivemos que ter vivido intensamente… 1986! 

Simplesmente, a não perder!

Parabéns a todos os que contribuíram para a realização e produção desta excelente série! 

Parabéns, muito especiais, para… o Nuno Markl, of course!
 

Beijos,
da Princesa!

No comments: