Saturday, June 11, 2016

Paquete de Oliveira..., o meu querido Professor, dos tempos do ISCTE


Morreu hoje, o meu querido e adorado Professor, Dr. Paquete de Oliveira...
Apanhada de surpresa, fiquei triste com a notícia.
Foi um dos meus professores de eleição, dos tempo de Faculdade (1991-1996) e, como tal ficará, para sempre, neste coração de aluna dedicada, na Licenciatura de Sociologia da Comunicação, no ISCTE.
Lembro-me da sua generosidade para com os trabalhadores estudantes, que era o meu caso e, sobretudo, lembro-me de como fechava os olhos a um pequeno atraso na entrega de trabalhos, simplesmente, porque nos reconhecia o esforço extra e confiava na nossa palavra.
Lembro-me, também, daquelas aulas bem animadas que dava e me prendiam à cadeira, mesmo quando já estava bem cansada, depois da longa jornada de trabalho.
Atiçou-me o gosto pela obra de Umberto Eco, o que acabou por influenciar a minha escolha de Tese e convenceu-me, face à minha experiência profissional, a construí-la com foco central na influência das Novas Tecnologias, no Mundo do Trabalho, o que em 1995 era, bem arrojado!!!
E assim fiz!
Segui o seu sábio conselho e atirei-me de cabeça, de pés, de mãos e..., de tudo o que mais possam imaginar e construí aquele meu grande trabalho, do qual ainda hoje me orgulho muito e guardo, com devoção.
Foram horas, horas e horas a fio, de sono perdido e... de muitos cigarros fumados, então.
A adesão dos meus colegas, da Fábrica de Cervejas onde trabalhava, ao preenchimento dos questionários que enviei, foi quase em massa e, a margem de erro com que trabalhei era bem baixa, face a tão elevada amostra representativa.
O mano Rui (bem caladinho e com um sorriso aberto o tempo todo), o Professor Paquete de Oliveira e outro colega dele, de quem já não me recorda o nome, assistiram à defesa da Tese.
Estávamos no início do ano de 1996!!!
Saí de lá com 17 valores e um sorriso bem aberto, do tamanho deste Portugal e, também, com um grande abraço e uns Parabéns entusiásticos, do meu querido orientador de tese.
Nunca te vou esquecer Professor!!!
Que sejas feliz, para onde quer que vás... Bem-hajas!!!
Obrigada por tudo o que me transmitiste, naquele tempo bem feliz, da minha Vida!!!
Ficou por cá, bem dentro de mim e..., para sempre!!!

Beijos,
da Princesa! (Tua aluna e admiradora, eterna!)

No comments: