Monday, December 28, 2015

Quanto vale a minha Saúde? E a minha Vida?


Pelos vistos, se não for eu a cuidar de ambas, no meu dia a dia, o Estado e as Instituições de Saúde Pública, parece que não estão muito bem preparados e nem interessados em cuidar dela, pelo menos ao fim-de-semana...
E a culpa é de quem?
Há que apurar os factos reais já que, antes de acusar médicos e enfermeiros, me parece fazer sentido refletir sobre uma realidade que dita, atualmente, pagar 4 Euros à hora, ao enfermeiro de serviço, durante o fim de semana...
Eu não sou enfermeira mas, se fosse, também os mandava a todos, dar uma curva...
Malta, sem qualquer desprestígio para qualquer profissão, pois são todas dignas e importantes..., eu pago pelo menos o dobro, a quem cuida e limpa a minha casa, seja durante a semana, seja ao fim de semana.
Ao longo dos ultimos anos, os vários Governos foram recusando, de forma crescente, a contratação de profissionais de Saúde e diminuindo, sistematicamente, as vagas de acesso à formação no Ensino Superior, em Enfermagem e Medicina.
Mesmo assim, dão-se ao luxo de pagar a formação aos que conseguem frequentá-lo e depois, deixam-nos fugir, em debandada, para o estrangeiro.
No que diz respeito a outra vertente importante, a organização de recursos partilhados entre as diveras Instituições de Saúde Pública tudo indica e leva a crer que é, totalmente, ou quase totalmente, inexistente.
Enfim, sem recursos humanos, sem organização operacional e administrativa, estamos feitos ao bife...
Ou adoecemos durante a semana e mesmo assim não sabemos o que nos espera ou, ao fim de semana parece ser  proibitivo.
E o mais ridiculo disto tudo, é que os responsáveis políticos e institucionais, após as mortes inesperadas dos que foram apanhados nesta teia de 'gestores da tanga', só declaram babuseiras publicamente, sem qualquer tipo de interesse, apenas para tentarem limpar o dito cujo, neste momento mediático bem quente.
Como diria a minha mãezinha, que até só tinha a 3a. classe, mas era uma mulher bem inteligente, estão todos ali prontinhos, para 'fugir com o rabo à seringa'...

E agora..., para além de gozarem com a nossa cara, até nos deixam morrer!

Beijos,
da Princesa! (e..., eternamente, inconformada com a Injustiça Social!)

No comments: