Sunday, October 25, 2015

Luaty Beirão e... muitos mais...

 

Ainda nada tinha escrito sobre este tema mas confesso que a vontade já me rondava o coração e as entranhas mais profundas, há muito.

Como diz o excelente artigo publicado no Jornal Público, de ontem...

"Nesse fim de semana de Junho, Domingos da Cruz e os treze detidos em Luanda foram levados para cadeias fora da capital, onde ficaram semanas em isolamento e sem contacto com a família e advogados, sem saberem de que eram acusados."
...

"São estudantes universitários, jovens dos musseques de Luanda, músicos e rappers, intelectuais de blogs e sites, que querem fazer ouvir a sua voz muito além da capital angolana."


É urgente que o Mundo para lá das fronteiras de Angola os ouça mas, sobretudo, é urgente que dentro das fronteiras de Angola os ouçam e os apoiem, incondicionalmente, já que a causa é nobre e fundamental para uma sociedade onde os senhores do poder, representam uma minoria assustadora, comparada com os milhares Angolanos carenciados e a viver no limiar da pobreza.

Num país abençoado por riquezas naturais tão valiosas é triste perceber que não evoluiu nos direitos fundamentais da população, como o direito à Saúde, à Edução, à Liberdade e a uma qualidade de vida digna...

É obrigatório, deixar por aqui, neste meu espaço de escrita, pelo menos alguns dos nomes que lutam, ao lado de Luaty Beirão e que se encontram em cativeiro, desde Junho passado ...

  Fernando Tomás
  Osvaldo Caholo
  Domingos da Cruz
  Nuno Dala
  Nelson Dibango
  Inocêncio António de Brito
  Arante Kivuvu
  Albano Evaristo Bingobingo
  Rafael Marques
  José Gomes Hata
  Benedito Jeremias
  Sedrick Carvalho
  Manuel Chivonde Baptista
  Mbanza Hamza
...

São catorze jovens presos, que como refere o artigo do Publico...

"... estudam e trabalham por conta própria ou ensinam em universidades privadas. De muitos deles dependia o sustento da família."

É urgente derrubar os senhores do poder em Angola, onde o dinheiro e a ostentação de riqueza não faltam. Disso é prova, mais uma aquisição, em Portugal, da filha do Presidente, José Eduardo dos Santos...

"A Sociedade Winterfell, liderada pela angolana Isabel dos Santos, anunciou esta sexta-feira a conclusão da operação de aquisição de 66,1% da Efacec Power Solutions, após obtenção do visto da Autoridade da Concorrência.
O negócio, anunciado em junho, implicou um investimento de 200 milhões de euros e inclui um plano de reestruturação que será levado a cabo pela nova administração, nomeada esta sexta-feira também." (in Jornal de Notícias, 23 Outubro 2015)


Onde será que isto vai parar?

Beijos,
da Princesa! (eterna defensora da Liberdade, da Democracia e dos Direitos Humanos!)

No comments: