Sunday, October 25, 2015

A Hora do Lobo (2015)





 
Vi ontem este filme fantástico que nos leva até às planícies do Império Mongol e nos convida a entender a relação, de profundo respeito, entre o ser humano e natureza.

O realizador, Jean-Jacques Annaud, é conhecido pela direção de outros grandes filmes, entre os quais o fantástico ‘Sete Anos no Tibete’ (1997), que lhe valeu uma longa interdição de entrada na China.

A história 'A Hora do Lobo' desenrola-se no decorrer do período da Revolução Cultural Chinesa (1967), quando centenas de jovens estudantes das cidades mais populosas da China eram enviados para junto das comunidades dos nómadas Mongóis. A sua missão era viver junto das famílias locais que representavam a população rural mais isolada e ajudá-las em todas as tarefas do quotidiano e, em troca, enriquecer o seu nível de edução, ensinando as crianças a ler e escrever.

O enredo abraça a história de dois estudantes de Beijing, cabendo o papel preponderante ao jovem Chen Zhen, que vive intensamente o seu conflito interior entre os fundamentos da civilização onde nasceu e cresceu e, os rituais e crenças tradicionais e espirituais dos nómadas, Mongóis.

As dinâmicas entre aquele povo, de vida árdua e dura, o equilíbrio entre as necessidades primárias de subsistência e o convívio com as planícies verdes e geladas, a montanha rochosa e as alcateias de lobos da região, vão abanar as crenças e a sensibilidade do jovem Chen, cujo fascínio pela relação mítica e os Mongóis e os lobos, quase assumidos como entidade sagrada, levam-no a abraçar a aventura de capturar e criar uma jovem cria.

Fabulosamente filmado e com imagens de sonho, quer nos planos de profundidade quer nos planos de proximidade, esta é uma produção cinematográfica de uma sensibilidade e de uma beleza, profundas.

Em muitos momentos, perdi a respiração!

Simplesmente, a não perder!

Beijos,
da Princesa! (e eterna apaixonada pelo Cinema!)

No comments: