Friday, June 05, 2015

Em 2015, 8.500 crianças institucionalizadas, em Portugal...


Estou em choque...
Sem dúvida estava mais desinformada sobre este tema do que eu pensava e, muito honestamente, não me envergonho de o reconhecer.
Vi há pouco a reportagem da RTP1 centrada nesta problemática e, de facto, embora tivesse uma ideia sobre alguns dos problemas e casos mais mediáticos, não tinha noção da dimensão do problema e, muito menos, da quantidade e da gravidade, recorrente, de episódios de repressão e maus tratos e, também, da desadequação na colocação das crianças, pelas diferentes instituições de acolhimento.
Assaz preocupante, igualmente, o crescimento nos últimos anos da média de idades dos jovens acolhidos, com elevadas percentagens entre os 15 e os 22 anos.
Tudo o que ouvi me angustiou e me fez pensar...
Será que nada se pode mudar, na forma como as nossas instituções de acolhimento trabalham com estes casos?
Não sei porquê mas... quase aposto a vida, que as verbas que giram à volta do valor que cada institucionalizado representa (1.000 Euros), doadas às instituições que os acolhem, viraram a referência e o padrão mais alto, nesta teia complexa de gestão dos mal amados.
Se assim é, lamento profundamente!

Beijos,
da Princesa!

No comments: