Wednesday, April 22, 2015

O prazer de ser mãe

Comigo a experiência de ser mãe começou bem cedinho, mais precisamente, quando tinha vinte anos de idade.
Tudo era fácil, tudo era simples, tudo era descomplicado, apesar dos meios à minha disposição serem, bem mais escassos e bem simples que os actuais.
Não tinha carro, não tinha fraldas de papel, não tinha backups especiais para cobrir as minhas falhas de tempo livre, pelo menos naquela fase inicial, para além da ama Laida querida mas..., tinha muita juventude e, também, muita garra, muita energia e muito amor para dar.
Já bem mais tarde, aos vinte e oito anos, quando decidi recomeçar a estudar (à noite), embora sempre a trabalhar, a minha mãe foi a minha fortaleza especial.
Em bebezinha, levava a minha linda Vanessa para todo o lado, ao colinho, junto ao meu peito, sentada no cinto de lona que me envolvia os ombros e as costas ou, no carrinho de quatro rodinhas...
Sempre a pé, lá ia eu ao supermercado ou à praça às compras, ao parque, à casa de amigos, what ever..., nada me pesava ou incomodava.
Noites sem fim a contar histórias (dos livros ou inventadas) antes de ela adormecer, era um ritual contínuo ou, enquanto cozinhava o jantar à noitinha, era ela quem me contava as histórias, projectadas na sua imaginação, inspiradas nos livros e revistas que a rodeavam, naquela manta que estendia na cozinha, ali ao pé de mim.
Hoje, passados quase trinta e seis anos, apeteceu-me escrever algumas linhas, sobre este longo percurso.
Sempre que olho para ela, de longe ou de perto ou, sempre que estamos juntas, tenho a sensação de..., missão cumprida pois a minha Vanessa é linda, por dentro e por fora!
Esta é a minha história de hoje, mesmo antes do dia "oficial" da mãe, simplesmente, porque o dia da mãe é todos os dias!

Beijos,
da Princesa!

No comments: