Sunday, January 25, 2015

7 Milhões de Outros (7 billion Others)


 
 
"Quem são, como vivem, o que sonham, o que têm a dizer os 7 mil milhões de habitantes do planeta? O que os une e os separa? Uma exposição que é o retrato vivo da humanidade dos nossos dias. "

Uma video-exposição, simplesmente, fantástica!
Quem ainda não a visitou, vai ter tempo de o fazer, no Museu da Electricidade, até ao próximo dia 8 de Fevereiro.
Organizada por espaços Sala temáticos, cada um dedicado a uma dimensão de pensamento ou da vida.
Um convite a uma grande viagem, que nos é transmitida através de testemunhos recolhidos e filmados, trabalhados e disponibilizados no formato final, de pequenos vídeos.
A diversidade desses testemunhos, de gente de todo o Mundo, é a prova real que afinal, apesar de tão diferentes, somos todos iguais e, o que tanto nos separa, não é mais do que a soma de todas as partes do que nos une.
Temas como a família, as histórias de amor, a morte, os medos, os desafios da vida, os sonhos de infância, estão entre os muitos abordados, através das mesmas 45 perguntas, exactamente iguais, colocadas a todos os que participaram nas entrevistas.
O testemunho que mais me tocou e de alguma forma, também, o que mais me encantou, foi o de um homem idoso, habitante da Guiné Papua, que falava sobre os seus 'sonhos de infãncia'.
Com ar de guerreiro africano, um piercing de osso a atravessar-lhe o nariz na horizontal, falava em tom nostálgico sobre o seu sonho... e contava, em voz pausada, que no decorrer da sua infância assistiu aos combates entre as tribos da sua aldeia, situada na Guiné Papua. Dizia ele que eram frequentes e muito intensos e, como tal, o seu grande sonho de infância era vir a tornar-se um grande e valente guerreiro mas, infelizmente, chegaram os missionários e destruiram-lhe o sonho!

Simplesmente, não percam e vão ver! Ainda têm 2 semanas!

Beijos,
da Princesa! (amante da Cultura e das Artes!)

No comments: