Wednesday, January 21, 2015

2014... Mais um ano, em que os ricos, ficaram ainda mais ricos...

 

A contrastar com  os desastres provocados pelo colapso da Bolsa Portuguesa em 2014, que atingiram, consideravelmente, algumas das famílias mais ricas deste País e lhes limparam cerca de um quarto das fortunas investidas, estão os ganhos dos mais ricos do Globo, donos do grosso da fortuna Mundial.

Por exemplo, citando o Jornal de Negócios, de hoje:
“Os 400 mais ricos do Mundo, viram as suas fortunas aumentarem em cerca de 92 mil milhões de dólares, graças ao desempenho dos mercados accionistas”.

Entre os habituais, nomeados pela Forbes, encontram-se a maioria dos nomes sonantes que todos nós conhecemos, nomeadamente, Bill Gates, de regresso ao Top 1, Carlos Slim, Warren Buffet, Jack Ma, Mark Zuckerberg, entre tantos outros. Apenas, por mera curiosidade destaco quem, na Europa, liderou os ganhos... o patrão da Altice (Telco Francesa, interessada na compra da PT Portugal), Patrick Drahi, a ocupar o Top 74, do ranking Mundial.

Entre o Top 1 e o Top 400, estão fortunas avaliadas entre, as modestas quantias de  $4B e $80B...
 
Assim sendo, é fácil perceber que os ricos estão mais ricos e os pobres, ainda, mais pobres, já que apenas uma fatia muito pequena de indivíduos (cerca de 1%), detem o grosso da fortuna Mundial, ist é,  cerca de 90%..., fantástico, não é?

Será que algum dia se vão conseguir diminuir estas diferenças? Apesar de defensora acérrima da perseguição dos nossos desejos e sonhos, esta não me parece uma tarefa fácil, face ao poder do dinheiro. Mesmo assim, nunca vou entender, qual a necessidade de viver com tanto, tendo conhecimento que  a maioria vive com tão pouco.

Para quê? Dificilmente, algum dia usufruirão, de tum décimo de tudo o que têm...


Beijos,
da Princesa!
(adepta, desde sempre, de dar uma pequena parte do que tem, para poder partilhar com quem mais precisa)

 

 

No comments: