Thursday, July 31, 2014

Os desafios da prática...


Se há coisa desafiante a valer são as minhas duas horas de prática de Ashtanga Yoga, no final do dia de trabalho, muito em especial, com o calor que se tem feito sentir, nestes dias de Verão.
São duas horas de teimosia, de desafio às minhas capacidades físicas e mentais, de busca de um espaço de meditação e, sobretudo, de busca de paz interior.
Tirando o sangue e as lágrimas que não fazem parte da prática, fica o mar de suor que deixa as suas marcas no mat, a roupa colada ao corpo e a visão..., com um sabor a sal.
Namastê!

Beijos,
da Princesa!

Tuesday, July 29, 2014

A minha linda Vanessa...





Nasceu a 29 de Julho de 1978, tinha eu vinte anos...
Cresceu devagar e foi caminhando por esta vida que nos vai abraçando com ternura mas, também, que nos vai dando uns bons beliscos, aqui e ali, de vez em quando, apenas para nos lembrar que nem tudo é um “mar de rosas”.

Apesar dos beliscos, alguns bem fortes confesso,  a minha Vanessa linda foi seguindo em frente, construindo e desenhando o seu caminho e o seu percurso de vida, de forma sólida e convicta. Ainda bem menina, lembro-me dela bem determinada e focada nos seus desejos.
No final do da secundária, tinha um dossier imenso, sobre todas as variantes de artes que podia seguir e claro, como não poderia deixar de ser, foi para à Superior de Belas Artes, em Lisboa.
Hoje é uma mulher linda, por dentro e por fora, centrada, exigente consigo própria mas, também, com os outros.
Atenta ao que se passa em volta, ao perto e ao longe, solidária, simples, bem disposta e com bocado do meu “mau feitio” quando lhe pisam os calos. Até sabe "rosnar", como eu. Quem diria, eheheheh...
Apaixonada por muitas coisas, entre as quais a Vida, as Artes, a Leitura, a Música, a Dança do Ventre, o Ashtanga Yoga e, sobetudo,  o Social e o Mundo que a rodeia.

Os mais fracos e os mais necessitados estão sempre presentes, no seu raio de visão mais próximo e a sua inconformidade com o obscuro, a ausência de compaixão e o desinteresse por quem mais necessita de ajuda, sempre falaram mais alto, no seu coração. 

Uma caminhada inspirada e rica, que me enche de orgulho de ser mãe!
É sobretudo por isso que aqui deixo algumas imagens e  algumas breves recordações da  sua primeira e segunda infâncias e, também, da sua juventude, muito em especial, daquele momento que elaprópria designa, como a fase em que pariu “a sua Obra”...,  “O Tapete Voador”, que esteve patente na "Exposição (E) Vocações", no Mosteiro de Alcobaça, em Agosto de 2003, e que agora deve estar a repousar numa das catacumbas mais profundas daquele pedaço de História de Portugal, para que alguém, daqui a umas centenas de anos se espante e se pergunte:

“Quem será que teve esta ideia louca?”

Minha linda e adorada Vanessa, que tenhas um dia feliz!
Falamos, daqui a algumas horas, minutos e segundos!
Muitos Parabéns, minha querida filha, desta mãe que te adora!

Beijos!
da Princesa! (e Mãe, acima de tudo)

Sunday, July 27, 2014

“Chocolate” (2000)


IMDb


A woman and her daughter open a chocolate shop in a small French village that shakes up the rigid morality of the community.

Director: Lasse Hallström

Writers: Joanne Harris (novel), Robert Nelson Jacobs (screenplay)

Stars: Juliette Binoche (Vianne), Judie Dench (Armande) Carrie-Anne Moss  (Caroline), Alfred Molina (Reynaud), Johnny Depp (Roux)

* * * 

É verdade, 14 anos já se passaram desde a estreia do filme e a história linda, mantem-se viva na minha memória cinéfila.

Já o revi vezes sem conta e nunca me canso de o rever, já que a magia do enredo é inconfundível e eterna.

Além disso, a Juliette Binoche, tem um toque da beleza da Vanessa, n’est ce pas?
 
 

Bons sonhos! Com chocolate, se quiserem…

Beijos,
da Princesa!

Friday, July 25, 2014

Festival ao Largo"..., hoje, com a grande Elisabete Matos!


Não estou presente em corpo mas, estou presente em Alma e Coração!

Juro que vou ver todos os  segundos da sua performance, que vão passar na RTP2, dentro de uns breves minutos!

Sou grande fã e admiradora do seu percurso como cantora lírica, da sua voz e da sua expressão e interpretação dramática.

"Um rodopio de mulheres fortíssimas, personagens imortalizadas por Bizet, Mozart, Puccini, Verdi ou Wagner, vividas em palco com intensidade tamanha que a prestação reclama a lucidez da intérprete."

Está prestes a interpretar a Valquíria, de Wagner! Can’t wait!

Adoro Música, Pintura, Escultura, Leitura…, enfim, qualquer forma de expressão de Arte que me comova… e, mesmo as que não me comovem, procuro, sempre, entender e respeitar.

Não percam! Vai começar!
Adoro Lisboa!  Adoro Portugal! 
Beijos,
da Princesa!

Wednesday, July 23, 2014

Estranha forma de vida – Uma história da Música Popular Portuguesa


Uma séria documental fantástica, agora a passar à noite na RTP2, que nos retrata o panorama da música Portuguesa desde os anos 30 até à actualidade.
E apesar de olhar para as imagens e me sentir, verdadeiramente, jurássica não deixo de sentir que estou a reviver a minha juventude e a recordar momentos e canções fantásticas, das quais ainda hoje me lembro das músicas, melodias e letras, quase sem esquecer nenhuma frase…

Os Conchas, Sérgio Mendes, Simone de Oliveira, Madalena Iglésias, António Calvário, Eduardo Nascimento, Os Sheiks, Carlos Mendes, José Cid, Mike Sargent, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Ary dos Santos, Tonicha, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Rui Veloso, and so on, and so on, and so on…
E se tiverem curiosidade de ver o ultimo episódio, aqui vai…
http://www.rtp.pt/play/p755/e86747/estranha-forma-de-vida

Beijos,
da Princesa!


Sempre a pagar...


Segundo uma recente publicação do "Dinheiro Vivo"...

"A substituição do quociente conjugal por um familiar e a criação de deduções de valor fixo podem aumentar a fatura de IRS dos contribuintes sem filhos ou que já não cabem no conceito de dependente fiscal."

Ou seja, sempre a pagar mais, é o destino da grande maioria dos Portugueses, como é óbvio.

Segundo diz o artigo...

"Os dados da Administração Tributária mostram que a maior parte (70%) dos 5,08 milhões de agregados que entregaram a declaração de IRS em 2012 não têm dependentes - porque não têm filhos ou porque, como acontece com a maioria dos pensionistas, estes já não podem ser considerados para efeito fiscal. Inversamente, os cerca de 809 mil contribuintes com um dependente deverão ter um desagravamento fiscal da ordem dos 65 euros e de 206 euros quando existam dois filhos."

Afinal é simples, só nos resta reconhecer que a Ministra das Finanças, a ilustre Maria Luís Albuquerque é, de facto, uma mente brilhante e, para tal, basta olhar para a cara dela, cuja expressão irradia inteligência e bom senso...

Só me gozam!

Beijos,
da Princesa!

Sunday, July 20, 2014

For Margaretha & Bruno, with all my Love!

This post will be in English language as I know your Portuguese is still, not perfect.
One of the most beautiful things in the World are love, friendship, compromise, simplicity, sense of humour and tenderness and you, my dear friends, have them all.
I loved to be with you, share the moment and wish you both, from the bottom of my heart, at least, 30 years more of love and happiness together and also, 30 years more of happy leaving in this magic country…, Portugal!
Love to be there with you and share that Magic moment!

Kisses,
From the Princess (and always your friend)!

Friday, July 18, 2014

O deserto...


A palavra deserto é muitas vezes aplicada para dar sentido a ideias que nada se relacionam com o lugar físico em si, esse mesmo em que todos os que têm a parrocha de ler o que escrevo, estão a pensar, agora mesmo, neste preciso momento, ao ler esta simples frase introdutória do post de hoje.

A verdade é que um deserto pode ser...
- um deserto de ideias
- um deserto de conteúdos
- um deserto de amores
- um deserto de sentimentos
- um deserto de paixões ou compaixões
- um deserto de emoções, fortes ou fracas, é indiferente
- um deserto de nada ou de vazios, imensos...

estes...e, tantos outros desertos, por aí espalhados..., verdadeiros desertos sem fim.

É que hoje ouvi a palavra deserto, numa frase inserida num contexto bem engraçado e deu-me para aqui, escrever sobre a palavra "deserto".

E não é que de repente me veio à memória o grande filme, "Laurence da Arábia"? Porque será?


Beijos,
da Princesa!

Vidinha escrava...



As semanas passam e o stress não desiste...
O Sol lindo a brilha lá fora, com os raios brilhantes a afagarem os vidros do meu carro, que gira sem parar, não ajuda nadinha.
Reuniões, telefonemas contantes, pedidos "para ontem", urgências, and so on, and so on...
Paragem para almoçar..., 30 minutos, no máximo, levantar entre as 06:30 e as 07:00, dormir entre 6 a 7 horas diárias, arranjar energia e ânimo para o dia desafiante, que me espreita, todos os dias, desde há muito tempo...
E o corpo aguenta? Que remédio...
E a cabeça aguenta? Claro, tem que ser...
E a Alma e a Mente sofrem? Para já não! O Ashtanga Yoga contrabalança o esforço excessivo...
Quando comecei a trabalhar a full-time, aos 15 anos de idade, se querem que lhes diga, nunca pensei que em cima dos 57 anos, estaria a viver neste ritmo alucinante.
É que aos 15 anos de idade, ainda nem sonhava com as Novas Tecnologias, nem com os Sistemas de Informação, nem com a revolução Informática...
Mal sabia eu, quando aos 16 anos comecei a ouvir falar do Spectrum, que a minha vida profissional ia seguir este percurso.
Agora o Mundo virou-se de pernas para o ar e os conceitos de Comunicação já não são o que eram, nem de perto, nem de longe!
Cloud!
Mobile!
End-to-End!
Innovation!
Supportability!
Networking!

Simplesmente, um "Non stop ever"!

Quase tenho saudades da Idade da Pedra, juro!

Quem mais jura, mais mente! Já dizia a minha querida Mãe!

Beijos,
da Princesa!

Monday, July 14, 2014

Sonhar é facil..., concretizar é difícil!

E o ritmo do dia a dia de trabalho que a azáfama louca me impôe, é duro e pouco fácil já que não dá folgas, nem espaços de lazer, nem facilidades.
Trabalho, trabalho, trabalho..., sem parar e, ajusto-me ao ritmo veloz, sem tempo, sem espaço, sem folgaa para parar ou, até para refletir, um pouco que seja.
Hoje, estou um bocadinho cansada, depois de 12 horas de trabalho, quase "non stop"!
E nestes momentos mais duros, contam as Amizades puras, apenas e só.
Porquê? Simplesmente, porque não cobram nada e nos dão o que de melhor têm de si.
As minhas, cabem no palmo de uma mão.
Bem hajam!

Beijos,
da Princesa!

Friday, July 11, 2014

E quando penso que não aguento mais, o Ashtanga Yoga salva-me...


Foi, de facto, uma semana dura de roer, com muitos quilómetros em cima do pelo, reuniões de clientes, conferências, formação remota, and so on, and so on, and so on...
O cansaço quase me venceu mas a teimosia, aquela virtude ou defeito que me persegue sempre, levou-me a Lisboa, nos finais da tarde, até ao meu refúgio preferido, a Casa Vinyasa.
E quando o corpo parece que já não tem força para mais, a energia que o Ashtanga Yoga me transmite, revigora-me o físico e a alma, e acalma a fadiga acumulada. Para além disso, esta semana ainda foi mais especial porque, foram dois em um, ou seja, com o calor que se fez sentir, acabei por praticar Yoga e fazer Sauna, em simultâneo, eheheheh...
Agora, neste final de Sexta-Feira, consegui arranjar ânimo para matar as saudades da escrita.
Bom descanso, também, para vocês!


 
Beijos,
da Princesa!

Tuesday, July 08, 2014

E desta vez, a crise social Brasileira não se vai resolver com Futebóis...


Pois é malta, a Presidente Dilma Rousseff vai ter que "enfrentar o boi pelos cornos", como se diz por cá na Tugalândia..., simplesmente, porque desta vez a crescente agitação social Brasileira, não vai ser apaziguada com o embalo e o biberão do Campeonato do Mundo de Futebol 2014.
Agora a galera Zuca vai atirar pedra sem fim e pegar fogo no pedaço, com muito mais vontade e com muito mais garra.
Não vai ficar pedra sobre pedra, nas ruas daquelas cidades grandes, enquanto o Povo Brasileiro se lembrar dos milhões gastos na organização desta "Copa do Mundo" (em desfavor da Saúde e da Educação) e do resultado memorável destas meias-finais do Campeonato.
Acabou o jogo Alemanha-Brasil e os discípulos de Angela Merkel, com quem também não simpatizo de todo, confesso, ganharam por 7-1.

Ohhhh my God!!!!! Que humilhação histórica! Nada vai ficar como está, quase aposto a Vida, no Futebol do Brasil!

Agora já não podem gozar com a malta Tuga..., afinal só perdemos por 4-0, o que feitas as contas, perante esta catástrofe Brasileira, até parece um resultado razoável, ehehehehe!!!!

Apenas a minha simpatia para o Mr. Scolari, a quem a Seleção Portuguesa de alguns anos atrás, muito deve.

Já dizia a grande letra "Liberdade", cantada por Sérgio Godinho:

Só há liberdade a sério quando houver
A paz, o pão
habitação
saúde, educação
Só há liberdade a sério quando houver
Liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir


Beijos,
da Princesa!

Sunday, July 06, 2014

A culpa é das estrelas (2014)



Um filme que aborda o drama do cancro na adolescência, naquele momento em que o sangue ferve e anseia por tudo e por nada, naquele momento em que a vida se estende à nossa frente, até perder de vista.
Sem ser lamechas e sem ser apenas uma história para fazer chorar "as pedrinhas da calçada", a bordagem ao drama de uma mais terríveis doenças deste século e do passado (o cancro), consegue transmitir os sentimentos e o drama dos pais que sofrem e adivinham a perda antes de tempo de um filho e, também, a dos filhos que, apesar da revolta e do sentimento de injustiça (porquê eu? porquê já?), encontram espaço para viver uma vida breve, condenada à morte antes de tempo, de forma bem feliz.


Gostei muito e recomendo!

Beijos,
da Princesa!

Saturday, July 05, 2014

Dino D' Santiago & "Eva"



Um espectáculo excelente, muito acima das expectativas que me levaram até lá, na companhia da minha mana do coração.
Dino D' Santiago, filho de emigrantes Cabo Verdeanos, decidiu cantar crioulo, sem pretenções e com uma roupagem simples, em busca das tradições e das suas raizes primárias, ritmos e vivências da terra "di Cabo Verde".
Uma voz fantástica, uma presença em palco linda e contagiante, enriquecida pelos músicos do outro Mundo que o acompanham.
Um abraço muito especial, para o grande Tuniko Goulart, que não envelhece nunca e que toca guitarra (e não só) p'ra caraças e, também, para o jovem do trompete, simplesmente, brilhante!
Grande noite musical!

Beijos,
da Princesa!


E para vos deixar água na boca...

http://www.youtube.com/watch?v=kWNwgEEsi-Y

https://www.youtube.com/watch?v=Xmy04YmbpAw

Thursday, July 03, 2014

O elo mais fraco, é o dador...


Acabei de ver uma reportagem na SIC sobre o tráfico ilegal de orgãos e percebi que estão à disposição de todos os utlizadores da Internet, através de um simples click nos motores de busca mais populares.

Experimentem fazer uma pesquisa no Google com esta frase: "I need a kidney now"

e...

864 Responses to “I Need a Kidney Donation Now!” às 23:10m, GMT, Lisbon time.
Simplesmente, impressionante!

Algumas das ofertas publicitadas:

lalith says: June 14, 2014 at 2:16 am
sir,i am lalith jain from bangalore,i want to sell my kidney,blood group is ab positive,age 36,healthy fit and fine,num–9972942389,,9341397614,mail–lalith_jain2000@yahoo.comif u are seriuos then only call


vasant says:
June 24, 2014 at 11:53 pm
We will arrange the kidney donors and hospitals for transplantation in India.if any one need the kidney transplantation then contact me on my mail ID:-
Kidney agent@yahoo.com

JOHN says:
June 25, 2014 at 3:59 am
I want to sale my kidney FOR FINANCIAL REASON. I’m 33 years old. weight 70 K.G.,My blood group is O+(O poisitive). Can travel anywhere ( conditional). MAIL ME THROUGH:

garfieldjohn80@yahoo.com

Estou chocada e completamente surpreendida. Juro que não me tinha apercebido que era assim tão fácil e imediato. Ignorância pura, confesso.

Resultado final de quem entra nesta jogada:
Uma fortuna paga a intermediários onde, o dador é quem recebe menos, como é óbvio.
A maior fatia de valores que podem atingir 120.000-130.000 € vão para os intermediários da venda, pessoal médico e hospitais ou clínicas privadas onde são feitas as operações (India, Paquistão, Irão, and so on... and so on...)

Em resumo. muitos dos orgâos traficados estão infectados com Hepatite C, Sida e, outras doenças afins, já que não há qualquer tipo de controlo ou regras de segurança que protejam o dador ou o receptor, no mercado negro da "Saude".

É preciso estar demasiado desesperado para recorrer a estes meios...
Alguns dos tristes resultados, das intervenções efectuadas nos países dos dadores, foram colocados a nu na reportagem, isto é, vários receptores chegaram ao nosso país, após a operação do transplante, efectuada nopaís do dador, com infecções gravíssimas que os obrigaram a depender, para sempre, da hemodiálise e a perder o rim doente "doado"...

Quanto sofrimento e quanto desespero. Oh my God!!!

Não estou aqui para julgar ninguém, apenas para refletir sobre o tema, já que prezo a Saúde, acima de tudo.

Ser saudável é um ponto e partida para ser feliz.

Beijos,
da Princesa!

Wednesday, July 02, 2014

O cansaço e..., a eterna Sophia de Mello Breyner, forever and ever!


Hoje foi mais um dia duro, mas gratificante, confesso. Correu bem!
Ando a despertar com as galinhas, às 06h30m "de la matina" e a chegar a casa à hora em que os lobisomens começam a preparar-se para a noite de assombração, isto é, cerca das 21h00m.
Mesmo assim, consigo arranjar energia, suficiente, para preparar uma refeição "very light" e saudável.
É um dos meus momentos de descontração, quase de meditação, em que a cabeça faz "reset" ao dia e fica limpa, vazia e clara, como a alvorada de um belo dia de Verão.
A minha calma e o meu sentimento de paz, hoje em especial, são uma homenagem à poetisa que tanto admiro e venero, Sophia de Mello Breyner, que hoje chegou ao Panteão Nacional, com toda a justiça.

Beijos,
da Princesa!


Quando


Quando o meu corpo apodrecer e eu for morta
Continuará o jardim, o céu e o mar,
E como hoje igualmente hão-de bailar
As quatro estações à minha porta.

Outros em Abril passarão no pomar
Em que eu tantas vezes passei,
Haverá longos poentes sobre o mar,
Outros amarão as coisas que eu amei.

Será o mesmo brilho, a mesma festa,
Será o mesmo jardim à minha porta,
E os cabelos doirados da floresta,
Como se eu não estivesse morta.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Dia do Mar'

Tuesday, July 01, 2014

A teimosia...


Ser teimosa..., será defeito ou virtude?
Cá para mim, confesso, é virtude e daquelas que não podemos desperdiçar, nunca!

Foi a minha teimosia que me deu o que tenho hoje, sobretudo que me deu paz, tranquilidade, algum conforto e capacidade de decidir e de escolher as minhas prioridades de Vida.
Foi, também, a minha teimosia que me levou a investir nas minhas capacidades de absorver novos saberes e a estudar já fora da idade dita ideal e, até me levou a escrever o que me vai no pensamento e até, às vezes, o que me vai na Alma,desde há uns largos anos, neste blog das "Histórias de Encantar".
A teimosia é, sem qualquer margem para dúvida, uma virtude, com "V" grande!
Ah, quase me esquecia foi, também, a minha teimosia que me levou a superar algumas fragilidades físicas e a progredir na prática do Ashtanga Yoga que salvou o meu corpo e a minha energia, do marasmo que ataca forte os 50's e os 60's...
Já a minha querida mãe me dizia:
- Raio da rapariga!!! Parece que foi enxertada em corno de cabra!
Se calhar fui mas..., até que valeu bem a pena, eheheheheh...
E tenho um rebento femenino, a minha linda Vanessa que, como diz a minha mana Cristina,...
"Não sai às pedrinhas da calçada!"

Beijos,
da Princesa!