Sunday, December 28, 2014

Ashtanga Yoga..., balanço 2014!


Nove anos de prática de Ashtanga Yoga, assídua e regular, cumpridos neste mês de Dezembro.
Bem-haja a minha querida filha Vanessa, que me torrou o juizo e a paciência, até que conseguiu arrastar-me para experimentar, a prática, ainda nas antigas instalações da Casa Vinyasa, na António Augusto de Aguiar...
Ainda me lembro de sentir grandes dificuldades nas aulas privadas iniciais e achar estranho, dada a minha recorrente actividade intensiva de ginásio, o corpo não ter reagido da forma que eu esperava, eheheh...
Hoje, passados nove anos, entrou-me o "bichinho no corpo" e adoro estar por ali, três ou quatro vezes por semana, naquele espaço lindo e calmo, pleno de energia positiva e afetividade, acompanhada pela classe, de dimensão generosa, escutar os conselhos das mestrinhas, e saborear cada conquista milimétrica e suada.
Um beijinho especial a alguns companheiro(a)s de prática, que se cruzam comigo regularmente no mat...ou, que já se cruzaram e deixaram saudades...
João Vitorino, Miguel Queiroz, Antje, Catarina Guimarães, Rodrigo Luciano, Sara Soares Virtuoso, Mimi Soares Virtuoso, Luisa, André Varge, Angela Cruz, Carla Figueiredo, Rita Amaral, Cati Silva, Susana Mota, Catarina Braga, Rosana, Renata Leal, Andressa Lira, Inês Cavaco, Eduardo Cavaco, Ana Viçoso, Mercês, Ivone, Sandy, Maria Caetano, JP Pacheco, Sonia Gomes, Ana Faro, Vera.
Um entrelaçar de dedos mais forte, um toque de cabeça na canela, um fecho de circulo numa postura, são conquistas de meses e de anos, conseguidas através da regularidade da prática, da correcta coordenação da respiração (vinyasa) com o movimento adequado de cada postura.
A maior alegria de 2014?
O Marichyasana B - http://wwwprincesaportugal.blogspot.pt/2014/11/marichyasana-b.html
Apesar deste ter sido um ano especialmente duro, recuperei as minhas forças, o meu equilíbrio e o meu bem estar, físico e emocional, em todos os momentos que baixei ao mat e me foquei naquelas duas horas de prática, intensiva e, como tal, de concentração máxima e meditação interior...
Um bem-haja a todos os mestres e mestras que me cativaram e motivaram até hoje. Todos foram e ainda são, uma referência muito especial na minha vida.
Isa, Tarik, Manel Ferreira, Stefanie, Liz, Ana, Manju, Damien, Paz Muñoz, Claudia, Matias e Chelsea Flury, Tomás Zorzo, James Butkevich, Noah Williams, David Keil..., perto ou longe de mim, em corpo, espírito, alma ou coração, obrigada por me terem ajudado a atravessar todos estes anos e este, muito em especial. Bem-hajam!
Um grande bem-haja, também, à minha querida e adorada filha Vanessa, que me incentivou e motivou para a prática e agora, sempre que estamos juntas, é também minha companheira de mat.
Em Março 2015, será minha mestra, num Workshop de Ashtanga Yoga que está a organizar, em terras Mexicanas!
Que placer seres tu ahorita, mi maestra querida!
Hace mucho, mucho tiempo (un montón de años atrás) que yo, también, fui tu maestra e intenté dar-te lo mejor de mí!
Te amo mucho, hijita de mi corazón!

Practice and All Is Coming” (Sri K. Pattabhi Jois)

Beijos!
da Princesa! (Ashtanga Yoga Lover!)

No comments: