Sunday, November 09, 2014

O direito à morte digna...



https://www.facebook.com/brittney8maynard

Brittany Maynard, uma jovem Americana de 29 anos, portadora de um cancro cerebral, escolheu o suicídio assistido para por fim à sua vida, no início deste mês de Novembro.

Esta é uma escolha polémica, desde sempre, embora comova o Mundo.

Controversos os valores religiosos e morais que em defesa da perservação da vida humana, a qualquer preço, se recusam aceitar esta decisão e a condenam publicamente, independentemente das escolhas ou das razões que levam o doente a decidir a antecipação da sua morte.

Respeito todas as opiniões e convicções, no entanto, admiro Brittany pela sua coragem e determinação e, sobretudo, entendo o seu medo de prolongar um sofrimento atroz, que tal morte natural pode infligir, por tempo indeterminado.

Comoveu-me a sua declaração de despedida que partilhou com o Mundo, em defesa dos que como ela, gostaríam de poder recorrer à morte assistida, quando em situações de gravidade extrema e de morte anunciada, implacável e sofrida.

"Adeus a todos os meus queridos amigos e família que amo. Hoje é o dia que eu escolhi para morrer com dignidade por causa da minha doença terminal, este terrível cancro cerebral,  que tomou contade mim... mas que poderia ter tomado muito mais.” (...)

"Tive a oportunidade de desfrutar o meu tempo com as coisas que mais amo na vida: a minha família e a natureza. A experiência, no entanto, não foi totalmente positiva pois é impossível esquecer o meu cancro. As fortes dores na cabeça e no meu pescoço estão sempre por perto.”

Para além das declarações escritas que deixou, Britanny criou uma plataforma para angariação de fundos, que reverterão para os que defendem o direito à morte digna.

Http://www.youtube.com/watch?v=yPfe3rCcUeQ    
 

No comments: