Saturday, November 08, 2014

Metade dos Portugueses vai ao dentista menos de uma vez por ano (Publico, Sáb 8 Nov 2014)


"Falta de dinheiro é o principal motivo para não consultar este médico, segundo um barómetro nacional divulgado ontem"

Ler notícias destas incomoda-me sempre, ou não fosse eu, por inerência da minha maior fragilidade física (os dentes), uma assídua frequentadora da cadeira do dentista, no mínimo, três ou quatro vezes por ano.
Felizmente, encontrei uma médica fantástica (Dra. Angelica Guidini) e um implantologista brilhante (Dr. Demer Reame) em quem confio plenamente. Ambos me acompanharam nos últimos doze anos e salvaram-me de desgraças maiores.
Haver pessoas com incapacidade financeira para pagarem, pelo menos, uma consulta anual é, no mínimo, constrangedor.
De qualquer forma, a desinformação é muito grande, principalmente o desconhecimento de Instituições que apoiam as Comunidades no âmbito da medicina dentária, disponibilizando-se para consultas gratuitas ou a preços muito reduzidos, a pessoas carenciadas ou com menor capacidade financeira, nomeadamente a Faculdade de Medicina Dentária das Universidades de Lisboa e Porto.

http://www.fmd.ul.pt/portal/page?_pageid=408,1099959&_dad=portal&_schema=PORTAL

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/milhares-de-pessoas-optam-por-tratar-os-dentes-nas-faculdades-1438526

Hábitos regulares de higiene oral, desde o berço, são os maiores obstáculos à progressão da degradação e/ou doenças dentárias o que, infelizmente, nem sempre acontece.

Uma bela escovadela de dentes, sejas jovem ou adulto, pelo menos três vezes ao dia, acompanhada do uso sistemático de fio dentário, podem precaver quase a 100% os problemas mais comuns e evitar a perca dos dentes originais, com a excepção dos sisos, em que a coisa nem sempre corre bem.

Toca a lavar os dentes malta junior e senior e lembrem-se, se houver pouco dinheiro no bolso, o mais importante é mesmo a água, a escova e o fio dentário, claro. A pasta, embora recomendada, serve apenas, em quase todas as variantes vendidas no mercado, para nos proporcionar o hálito fresco e a sensação de bem estar e limpeza.

Beijos!
da Princes! (viciada em fio dentário, eheheheh...)

No comments: