Saturday, November 01, 2014

Maus tratos em Melilla

(Foto de eldiario.es, 24 de Outubro 2014)


O artigo publicado hoje no Jornal O Publico despertou-me, de novo, a atenção para um tema que me choca sempre e que me comove, verdadeiramente.
Segundo o conteúdo do texto...

“Dois terços dos que tentam passar os arames de Ceuta e de Melilla vêm de países em guerra: Síria, a República Centro-Africana e o Mali."
“Até agora, em 2014, 4000 imigrantes entraram na cidade autónoma, metade destes através da vala. (...) 14000 tentaram fazê-lo em Melilla e outros 3000 em Ceuta. Ontem, 200 tentaram fazê-lo e uns 30 conseguiram passar; na quarta-feira passaram 3 em 350. ”

“Segundo Splinder, da ONU, dois terços dos que tentaram passar os arames de Ceuta e de Melilla são originários de países em guerra ou à beira dela, incluindo a Síria, a República Centro-Africana e o Mali, pessoas que fogem da violência e de perseguições. “Este ano, até agora, mais de 5000 pessoas penetraram nos enclaves, incluindo 2000 que fugiram do conflito da Síria, 70% destes mulheres e crianças.”
Continuam a crescer as entradas, através das valas de Ceuta e Mallila porque, continuam a crescer conflitos por esse Mundo fora. Guerras e violência sem fim, em nome de causas apelidadas de "nobres e imperativas" mas que, em nada justificam o que se faz de cruel, de forma contínua, sem olhar à dignidade do ser humano, quer nos países de origem dos imigrantes em fuga e em busca de uma condição de vida mais digna, quer nos países receptores da Europa a que pertenço, e da qual me envergonho quando vejo imagens com a da foto (classificada de "demagógica", por Espanha) e do vídeo que destaco, no início deste post dorido mas que, em consciência de cidadã de um Mundo Global, me obrigo a divulgar.

Tanta desumanidade que nunca conseguirei entender, em circunstância alguma.

Beijos,

da Princesa! (sempre solidária com os mais fracos que sofrem estes horrores e a impiedade dos Estados, onde pertencem e onde chegam, habitualmente, mascarada pelas complexas malhas da dita Diplomacia...)

No comments: