Monday, October 06, 2014

O Desemprego..., em "As Nuvens"



http://www.imdb.com/title/tt1193138/

Estou a ver, neste preciso momento, um filme fantástico..., "As Nuvens".

O desemprego abordado numa perspectiva humana e, também, no seu lado mais dorido...
A dureza do sentimento de ser despedido e de pensar no que vem a seguir, as negociações, as cedências, os compromissos e, sobretudo, as contas de cabeça de como sobreviver nos tempos que se seguem...

George Clooney, super, em "Up in the Air" (2009). Sem dúvida, bem melhor que no seu casamento "super mediático",  em Veneza, no último fim de semana, cujo custo global daria, certamente, para pagar umas belas centenas de postos de trabalho já extintos, pelo menos durante um ano ou até dois, diria eu...

Um filme bem interessante sobre a problemática do desemprego e, sobretudo, sobre o desespero de quem perde o seu sustento de vida e a capacidade de cuidar da sua família.

Já passei por isso,  em 1998 e na altura pensei...
"Que se lixe! Tenho dinheiro para viver sete meses e sustentar-me a mim e à minha filha querida. Macacos me mordam se não conseguir arranjar uma alternativa digna, neste espaço de tempo."
E não é que arranjei mesmo?
Um mês e meio depois, estava a trabalhar na empresa que ainda hoje me acolhe de braços abertos e que, acima de tudo, me respeita como pessoa e como profissional das TI, em pleno século XXI.
Um bem-haja à SAP Portugal, pela audácia de contratar uma profissional com 41 anos de idade, em 1998.

Aqui deixo o meu apelo a todas as empresas Portuguesas..., antes de despedirem alguém, pensem nas alternativas possíveis, que vos garanto são imensas.

Neste post o pedido é só meu, trabalhadora a full-time desde há 42 anos (comecei aos 15 anos, acabadinhos de fazer..., incrível não acham?) mas, quase aposto a vida que o pedido terá a aderência e a vontade, de todos os trabalhadores deste fantástico Portugal!

Beijos,
da Princesa!

No comments: