Tuesday, May 20, 2014

A multiculturalidade...


Sempre que viajo para o estrangeiro, em trabalho ou em lazer, procuro tirar partido das experiências do meu dia a dia, partilhado com outras gentes, noutros lugares. E muito sinceramente, neste pequeno espaço territorial Europeu, seria expectável que as diferenças seriam poucas mas, de facto, assim não é.
Pela distância, teríamos todas as hipóteses de grandes similaridades mas o expectável não aconteceu, nem vai acontecer nunca!
Nestas últimas duas semanas cruzei-me com Russos, Austríacos, Holandeses, Alemães, Turcos, Espanhóis, Italianos... e sabem que mais? Não tem nada a ver!
A timidez e formalidade dos mais a Norte não tem, absolutamente, nada que ver com o à vontade, descontração e alegria, dos mais a Sul da Europa, onde me incluo, sem margem para dúvidas, como é mais que óbvio, eheheeh...
E nestas duas semanas obriguei a malta a dizer-me "good morning" todos os dias, a rir com as minhas piadas inesperadas, a falar mais do que o habitual nos "intervalos da chuva" e. até a dar uma beijoka ou um abraço quando me despedi.
Por essas e por outras, vão ter que aguentar com o meu sorriso aberto, na "galeria dos famosos"!
A melhor experiência desta estadia, foi o motorista do transporte que me levou ao aeroporto de Frankfurt, no regresso.
Quando entrei, percebi que estava a tocar um CD que me agradou. O som remetia-me para a musica Indiana.
Perguntei ao motorista: "Indian Music?"
Respondeu-me: "No, no... Pop Turkish!"
"Like it!" (disse eu).
"You like music?" (sorriso aberto)
"Yes" (devolvi o sorriso, bem aberto..)
E à velocidade da luz, devolveu-me o sorriso ainda mais aberto e zás..., subiu o som do rádio, para uns belos decibéis acima!
Senti-me uma verdadeira odalisca, até pararmos para recolher os próximos passageiros, altura em que voltou a baixar o som.
"Oooohhhh, I LOVE MUSIC!", disse-me ele, com um ar bem feliz.~
Entretanto, já me tinha escrito o nome da banda num papelito e claro que me deu, também, as instruções necessárias:
“YouTube! You see!”
Fantástico, este turco! Super alegre!
Disfrutem agora a partilha deste som, em directo!


Já estão a dançar, certo?

Beijos,
da Princesa!

No comments: