Sunday, January 19, 2014

Rui Costa, um cientista Português brilhante


http://www.publico.pt/ciencia/noticia/todos-partem-e-nenhum-fica-1620193

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/aproposito/2014/01/19/a-proposito-18-01-2014-a-ciencia-voltou-a-estar-no-centro-das-atencoes.

“Carregar no botão do elevador do nosso local de trabalho é, ao fim de algumas viagens, uma acção automática - um hábito. Mas e se tivermos que usar um elevador onde nunca entrámos? Nesse caso, carregar no botão passa a ser uma acção intencional.”

Não, não é o charmoso Rui Costa da Direcção do SLB, nem o grande Rui Costa do Ciclismo mas é, simplesmente, o fantástico Neurocientista Português, Rui Costa.
Acabei de o ver há pouquinho, na SIC Notícias, numa fabulosa entrevista conduzida por António José Teixeira, um jornalista que admiro bastante não só pela forma de abordar os temas e os entrevistados (dá para entender que os estudou e preparou com cuidado) mas, também, pelo seu discurso claro e directo.
Investigador principal do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud, é um dos mais conceituados cientistas portugueses. Um brilhante cientista que acaba de encaixar 2 Milhões de Euros na Fundação Champalimaud, para o seu projecto, a cinco anos, dedicado à investigação de um mecanismo da memória do cérebro.
Também ele com um discurso simples, facilmente percepcionado por qualquer tipo de espectador, com maior ou menor capacidade de entendimento.
Não perdi um minuto, não perdi um segundo e estaria por ali horas a fio a escutá-lo. Simplesmente, fiquei por ali sentada, de queixo caído, a ouvi-lo e a beber todas as palavras, embevecida.
Sempre que ouço e vejo Gente Grande como esta, subo um pouco mais a fasquia de valor na minha forma de sentir Portugal.

Bem-haja, Rui Costa!

Beijos,
da Princesa!

No comments: