Tuesday, October 29, 2013

BÊS ou não BÊS, eis a questão...

Ajudem-me por favor, pois provavelmente até serei um bocadinho burra, a entender melhor os “jogos” da nossa Bolsa de Valores e as suas lógicas do ilógico…
No final da passada semana o BES apresentou, um prejuízo acumulado, até Setembro passado, de 381 milhões de euros (144 milhões de euros no terceiro trimestre), o que na minha opinião e, também, pelo que li e ouvi da boca dos nossos brilhantes “opinion makers” financeiros, é um resultado mais do que negativo. Até aqui, concordo. No doubts about it!
Então expliquem-me lá, como é que o banco disparou esta semana, logo na primeira sessão de abertura da Bolsa e chegou a subir 7,05% (embora tenha encerrado abaixo, próximo dos 4%), depois de, em várias sessões anteriores, os títulos terem caído mais de 16%, pelo menos segundo os dados publicados…
E por mais que me tentem explicar estes comportamentos anómalos e de lógica retorcida com as histórias dos activos e passivos dos Bancos, as coberturas dos créditos de risco e blá, blá, blá, blá, blá, … a minha esperteza não alcança tão longe e começo a desconfiar que sou mesmo burra ou, que pelo menos, a minha inteligência sofre de falta de elasticidade…  
E a vossa?
Beijos,
da Princesa!

No comments: