Thursday, April 25, 2013

25 de Abril..., sempre!

Uma data que continuo a viver com paixão!
Lá estavam os meus dois cravos vermelhos que o Fernando me ofereceu, ao alto, bem orgulhosos, na minha secretária de trabalho. Parece que fui a única que se lembrou, naquele imenso escritório..., what a shame! :(
E nem sequer me dei ao trabalho de ouvir os discursos proferidos nas cerimónias governamentais de comemoração pois tinha a certeza absoluta que nada de novo seria dito e, provavelmente, ainda me iria enervar e rogar pragas aos "digníssimos oradores"...
Visualmente o espectáculo seria, certamente, deprimente pois quase aposto que os discursos, foram seguidos de aplausos exclusivos da cor partidária representada. Acertei, não é verdade?
Um chorrilho de palavras medidas com fita métrica, ao milímetro, calculadas como se fossem uma fórmula matemática precisa e sem qualquer margem de erro. Sobretudo, terão sido cinzentas e sem brilho.
Fiquei-me pela sensação de adorar o Sol deste lindo dia de Primavera, de ver o mar azul de São Julião, de almoçar com uma amiga querida e de ler um pouco à tarde no jardim, aquecida pelo suave calor que me acariciava a pele.
Melhor forma de comemorar, é quase impossível. É como se o 25 de Abril fosse a "Sagração da Primavera"!
Lembrei-me da sensação de há 39 anos atrás quando recebi a notícia, ainda sem perceber muito bem o que se estava a passar. Assaltaram-me as recordações do meu primeiro 1º de Maio, das incertezas de então e da vontade de entender a Democracia. Confesso que embora semi-confusa, me sentia bem a participar naquela avalanche de alegria e liberdade plena que animava as gentes.
De repente, a minha mãe deixou de avisar o meu pai para falar baixo, quando comentava as atrocidades da polícia política e dizia mal do governo de Salazar: "Oh Américo cala-te! Olha que podes ir preso!"
Só por isso, deu para perceber que algo mudara, para bem melhor.

Viva o 25 de Abril..., sempre!

Beijos,
da Princesa

No comments: