Monday, March 26, 2012

The Hunger Games

Um filme de acção, cujo argumento é uma adaptação do Best-Seller de Suzanne Collins e nos conduz a um Mundo Futurista, onde os EUA já não existem.
Agora estamos em Panem, um país controlado de forma despótica por uma Capital, rica em todos os aspectos, incluído o Tecnológico, que controla os restantes 12 Distritos bastante carenciados. E onde há carência… há inconformismo, onde há fome… há audácia, onde há fracos… há heróis redentores.
Katniss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson), são os nossos heróis, representantes do 12º Distrito nos Jogos Vorazes. Personagens bem conseguidas e um nível de representação bastante bom.
Embora não seja uma obra-prima é uma história interessante e não se dá pelo tempo passar. Tem uma cena me obrigou a dar um salto na cadeira com o susto mas,… não digo qual é senão perde-se a emoção do momento para os que ainda vão ver.
Apesar de Ficção conseguimos encontrar espaço para a reflexão sociológica, num enredo onde o “Reality Show” e a Sala de Comando das Operações dos Jogos, são os eixos centrais da acção.
Será que algum dia seríamos capazes de matar para poder seguir em frente? Até onde seríamos capazes de ir numa situação de sobrevivência?
Até que ponto a manipulação do poder consegue “domar” os subjugados? Qual é o ponto limite para a rebelião?

Beijos,
Da Princesa!

No comments: