Tuesday, August 23, 2011

Acusações contra Strauss-Kahn devem cair esta semana...

Segundo reza o DN de ontem - http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1959089&seccao=Europa -

A acusação de violação e assédio sexual contra Dominique Strauss-Kahn, ex-director do Fundo Monetário Internacional (FMI), deve cair esta semana, revelam fontes da acusação ao jornal The New York Times.
O procurador de Manhattan Cyrus R. Vance Jr. deverá informar em breve ambas as partes que o Ministério Público tomou a decisão de abandonar as acusações criminais contra Strauss-Kahn, depois de ter detectado várias contradições nas declarações da principal testemunha, uma empregada do hotel Sofitel, que declarou ter sido atacada sexualmente pelo ex-director do FMI.
Ainda que haja provas circustanciais de relações sexuais entre Strauss-Kahn e a empregada, como sémen encontrado nas roupas da camareira, os procuradores duvidam agora das informações prestadas por Nafissatou Diallo, uma mulher de 33 anos originária da Guiné. Diallo terá mesmo dito várias mentiras sobre as circunstâncias do encontro com Strauss-Kahn.
Mesmo que acusação criminal contra Strauss-Kahn possa cair, permitindo-lhe voltar de imediato para França, Nafissatou Diallo pode ainda prosseguir com o processo cível que moveu contra o ex-director do FMI. Nesse processo, que já deu entrada no tribunal, Diallo queixa-se de ter sido vítima de um "ataque violento e sádico" que a humilhou profundamente, solicitando uma compensação monetária.
Segundo o jornal The New York Times, o Ministério Público está convencido que a credibilidade da principal testemunha, e as mentiras em que foi apanhada, não lhe permitirá provar a acusação "para além de qualquer dúvida razoável", como exige a lei norte-americana. Para além disso, há ainda o receio de que alguns dos investigadores pudessem ser chamados como testemunhas da defesa para explorar em pormenor as contradições e mentiras de Nafissatou Diallo.


e o PUBLICO de hoje - http://www.publico.pt/Mundo/mentiras-da-vitima-levam-acusacao-a-desistir-das-queixas-contra-strausskahn_1508715 -

A Procuradoria de Nova Iorque decidiu retirar as queixas contra o político francês Dominique Strauss-Kahn, acusado de violação por uma funcionária do hotel Sofitel. As provas recolhidas “correspondem a uma relação sexual não consentida”, indica o gabinete do procurador Cyrus Vance, mas as mentiras “devastadoras” de Nafissatou Diallou, a queixosa, tornam impossível prosseguir com o caso.

Estranha esta forma de justiça que nos deixa "a pulga atrás da orelha" e não nos inspira o mínimo de confiança, principalmente quando estão envolvidas personagens ligadas às "máximas instituições" do poder financeiro, caso do FMI.
E não sei porquê, independentemente, das menos verdades proferidas pela camareira do hotel, provavelmente interrogada horas a fio, por técnicos da "justiça" com discursos altamente elaborados e confusos para uma cidadã menos preparada, cheira-me que Strauss-Khan é culpado de verdade e que se não fosse um quadro ilustre do FMI, já tinha sido dado como culpado há muito tempo e nem sequer teriam perdido tantos dias e horas a interrogar Diallo.

É o poder do "PODER"!

Beijos,
da Princesa

No comments: