Thursday, March 03, 2011

Festival da Canção - Os Vencedores



Uma óptima concorrência ao jogo de futebol Benfica-Sporting, transmitido ontem na SIC, foi o excelente progama transmitido na RTP1, “Festival da Canção - Os Vencedores”, moderado por Isabel Figueira e Francisco Mendes.
Foi um percurso de memórias que desfilaram, mesmo ali, à frente dos meus olhos. Dos anos sessenta até comtemporaneidade dos “Festivais da Canção”, passaram por ali os originais de todas as gravações das canções vencedoras, em Portugal.
O mais interessante nestas coisas é que damos por nós a estabelecer comparações com a imagem actual dos que ali estavam à nossa frente e, apesar de estar sozinha a ver o programa, dei por mim a falar sozinha para o écran... ou, se quiserem, para isto soar um pouco menos a loucura, a tecer conjecturas com “os meus botões”.
‘Ena o António Calvário, olha como ele era... eh pá olha o vestido da Simone, que foleiro... ena o maestro Pedro Osório, de barbas, cabelo comprido e cravo vermelho na lapela,... olha o penteado da Adelaide Ferreira, que coisa mais horrível, e o Paulo de Carvalho e o Carlos Mendes, tão chavalos...’.
E ao longo de todo aquele desafio à estética, à beleza e à juventude de cada um, como pessoa ou como grupo, deu para recordar poemas, músicas e melodias, que permanecerão imortais e perdurarão, para sempre, na história do panorama musical português e nas nossas memórias.
Ouvir algumas das baladas, tanto tempo depois, fez recordar canções e poemas que adoro...

“Ele e Ela”( Madalena Iglésias)
“Menina” (Tonicha)
“Festa da Vida” (Carlos Mendes)
“Tourada” (Fernando Tordo)
“Madrugada” (Duarte Mendes)
“Uma Flor de Verde Pinho” (carlos do Carmo)
“Um Grande, Grande Amor” (José Cid)
“Playback” (Carlos Paião)
“Não Sejas Mau P'ra Mim” (Dora)
“Conquistador” (Da Vinci)
“Amor D'Água Fresca” (Dina)
“Chamar a Música” (Sara Tavares)

e, a partir dos meados dos anos noventa, a coisa começou a descambar de tal modo que nem sequer me lembro das melodias das canções concorrentes ao Festivais seguintes, isto é, nem sequer me lembro de assistir a partir do ano de Sara Tavares.
Conclusão, letras e as músicas tão emblemáticas, desapareceram do mapa nacional ... há muita gente de qualidade mas, o carisma, já não é o mesmo.
E por aqui me fico com dois pequenos excertos de poemas de Ary dos Santos (Tourada)

Nós vamos pegar o mundo
pelos cornos da desgraça
e fazermos da tristeza
graça.

e, Manuel Alegre (Uma flor de verde Pinho)...

Mas não há forma não há verso não há leito
para este fogo amor para este rio.
Como dizer um coração fora do peito?
Meu amor transbordou. E eu sem navio.

Parabéns à RTP1 pela brilhante ideia!

Beijos,
Da Princesa

1 comment:

Princesa Isabel said...

E os vencedores deste ano foram uma "surpresa" daquelas...
Será que o PREC voltou e com ele as bandeiras de protesto, eheheheh...?
E agora, juris pinocas, como é que vão descalçar esta bota?????
Simplesmente, não vão!!!
E vai-vos doer os calos até ao dia da Eurovisão!!! LOL!!!!