Thursday, January 20, 2011

“O Infiltrado” (Inside Man – 2006)



Apesar de correr o risco de parecer chata, não resisto, mais uma vez, a falar-vos de Cinema. Em seguida, prometo que paro por uns tempos senão, para além do rótulo de chata, ainda dizem que estou armada em intelectual cinéfila...
Ontem, por mero acaso, vi na televisão a ultima meia hora do filme “O Infiltrado” (Inside Man – 2006), seguramente, um dos melhores thrillers, de sempre.
Vi-o, pela primeira vez no cinema, no ano de estreia, na companhia da minha querida filha Vanessa. Bem que nos divertimos, nesse dia.
Denzel Washington, Clive Owen e Jodie Foster, simplesmente fabulosos, são os principais protagonistas de uma história onde os seus caminhos se cruzam, num permanente jogo, do gato e do rato.
A cada momento vão-se desenrolando novas surpresas, onde o insólito e o inesperado são uma constante.
E... para nosso espanto, assistimos a uma história de cinema onde, finalmente, os assaltantes não são os verdadeiros maus da fita mas sim, o banqueiro!
Porquê? Esconde-se de um passado carregado de crimes e atrocidades (e de repente vem-nos à memória as mirabulantes histórias sobre as famosas contas residentes nos bancos Suiços, que "só por milagre" têm nos seus cofres milhões em espólios de joias e obras de arte, pertencentes aos judeus mortos na II Guerra Mundial...) que, ao longo da vida de homem rico e poderoso, foi tentando branquear, com “histórias de caridade pública”.
Um argumento pleno de criatividade, onde primam a imaginação e o brilhantismo da realização, a que sempre nos habituou, Spike Lee!
A roupa e as máscaras dos assaltantes fazem parte integrante do enredo e o seu design é, extremamente, conseguido pois dá-nos uma perspectiva de profundidade incrível, quando as câmaras filmam os personagens de frente.
Ah... e quase me esquecia, ... uma banda sonora com música Indiana do outro Mundo (Chaiyya Chaiyya). Só apetece dançar (e assim o fiz, eh, eh, eh...).
Simplesmente, imperdível e “breathless”!

Beijos,
da Princesa!

Site oficial: http://www.youtube.com/watch?v=bGDO6_rWpuE

No comments: