Monday, December 20, 2010

Entre a Vida e a Morte...


A linha que separa a Vida da Morte é muito ténue e, por isso, deveria ser uma referência de humanidade para todos, mas... infelizmente assim não é.
A crueldade ainda é uma característica do Homem. Em pleno século XXI, insurge-se das mais diversas formas contra seres humanos e animais, continuando a mostrar-se sem pudor mas, de forma cobarde e dissimulada.
Ontem os meus dois cães, deram o alerta cerca das 08:30m da manhã, de forma incessante, ladrando que nem uns loucos.
Era a minha linda gata Sofia que estava caída junto do pinheiro da entrada da casa, em convulsões permanentes. Estava a morrer...
Vesti-me a 5000 à hora e levei-a, embrulhada num cobertor, à veterinária que a acompanha habitualmente. Por sorte, mora muito perto de nós.
Quando a Dr. Teresa a viu, disse-me de imediato:
- É veneno!
Em sofrimento, foi-lhe ligado o soro a uma patita e aplicado, também, por via intravenosa, Valium e um Antídoto que abrange vários tipos de veneno.
Infelizmente não aparentou reagir ao Antídoto.
As convulsões baixaram a intensidade, com a ajuda do Valium, mantendo-se assim até à noitinha.
Pelo menos conseguimos faze-la vomitar, o que era fundamental para tentar a sua possível sobrevivência.
A Luna, sua irmã, anda desorientada pela casa à sua procura. Acho que sabe o que se passa...
Hoje a Sofia aparentou algumas melhoras muito ténues em relação ao dia de ontem mas, o seu estado geral é muito débil e mantém uma respiração arfante. constante. Os espasmos desapareceram mas a esperança de Vida é muito limitada e o coração está muito cansado.
Vou visitá-la daqui a pouco, para ver se a minha presença lhe consegue trazer um pouco de ânimo, que possa ajudá-la a superar esta prova.
Um milagre neste Natal seria o único presente que desejo, verdadeiramente... que ela consiga sobreviver e ficar bem, sem sequelas.
Acendam uma luzinha a mais na vossa àrvore de Natal, para lhe desejar sorte.

Beijos,
da Princesa
***

PS:
A luzinha não chegou...
A Sofia morreu há poucas horas, a 20 de Dezembro de 2010, cerca das 20:15m.
Dois minutos depois de a ter visitado e de ter falado com ela, a veterinária ligou-me a dizer que tinha acabado de morrer.
Se calhar estava à minha espera para se despedir.
Miou enquanto estava junto dela, coisa que não fazia desde ontem, quando ficou internada.
Estava com dores e queixou-se... a morfina ajudou-a a acalmar e a partir com menos sofrimento.
Vou sentir saudades dela... e a Luna também. Está quieta no meu colo, neste momento...
O Alex e o Bolinhas também estão ali deitados, a olhar para nós, com um ar desolado.
Nem ladraram quando cheguei a casa... incrível!

5 comments:

Maria said...

Fogo, Isabel, há gente muito ordinária. Que mal fazia a gata a quem a envenenou? Bolas... que raiva.

Que ela consiga ultrapassar esta fase.
Deixo-te um beijinho, solidário.

jmv said...

Isabel,
Hoje venho aqui para desejar as rápidas melhoras da Sofia, vitima de uma grande crueldade. Tive conhecimento ao final da tarde quando acedi ao FB e vi a tua mensagem, e pensei que poderia vir aqui dar-vos um pouco da nossa força (minha e do meu rhon-rhon).
Espero que amanhã nos possas transmitir uma boa noticia...
abraço
jmv

Maria said...

Não tenho palavras para ti.
Apenas um abraço, forte.

A CONCORRÊNCIA said...

Um beijo para ti Princesa e um abraço muito apertadinho.

Princesa Isabel said...

Infelizmente, não tenho essa boa notícia. Morreu ontem, conforme podes verificar pelo meu PS. no post.
Foi hoje enterrada no jardim de nossa casa.
Mais uma...