Wednesday, October 13, 2010

Chile... uma cadeia de esperança


Impressionantes as filmagens das operações de resgaste dos mineiros!
O coração de todas as gentes do Mundo bate em uníssono com o dos homens que aguentaram dois meses debaixo daquela terra que lhes pesava sobre os medos e ansiedades.
A coragem, o grupo e a esperança, foram a sua salvação!
Da terra nasceste e à terra voltarás mas, não desta forma. Seria demasiado trágico, depois de tanta esperança posta na liberdade e de tanto esforço e empenho no seu resgate se perdessem esta luta.
Independentemente do mediatismo deste acontecimento, que está a encobrir as verdadeiras razões da tragédia, o Chile e os seus empresários da indústria mineira deveriam agora dar a cara e reconhecer que as condições segurança falharam.
E porquê? Por que só havia uma saída da mina, a que ruiu!!!!
Actualmente, em Portugal, segundo os especialistas de engenharia mineira,isto não poderia ter acontecido. As minas em exploração têm obrigatoriamente, no mínimo, duas saídas activas, em pontos diferenciados. Para além disso, é efectuada monitorização constante de fenómenos sismicos e de movimentos de terras.
Não se pode agora deixar esquecer que a mina em causa, apenas possuía uma saída para o exterior, o que em termos de segurança pró-activa e activa é de uma negligência atrós, agravada ainda pelo facto de se tratar de um país sujeito a tantos fenómenos sísmicos.
Há que impor aos governantes Chilenos a mudança imediata da Lei!
Senhores Media, concentrem-se no que é verdadeiramente importante e não apenas nos rostas emocionados e nos abraços. Eu sei que é isso que vende audiências mas, há que salvar as próximas vidas em risco, se a Lei não mudar.
Esse foi o motivo que me levou a escolher estas fotos e não os momentos de alegria da chegada.

Beijos,
da Princesa

No comments: