Tuesday, July 27, 2010

Por terras Italianas III (The end...): Florença





























E é neste dia de despedida da minha querida companheira de viagem que decidi terminar a narrativa da nossa estadia, em terras italianas.
Florença, foi o destino final e as expectativas eram muito altas. Ainda me lembro da sensação que experimentei quando vi o filme “Quarto com Vista Sobre a Cidade”, (James Ivory, 1985) filmado em Florença e de ter jurado a mim mesma que um dia estaria ali para conhecer aquela cidade mágica e arrebatadora que as imagens me davam a conhecer. Já lá vão vinte e cinco anos e nunca mais limpei da memória a beleza daquelas ruas e praças, dos monumentos, da luz que a cidade emanava, enfim... foi paixão à primeira vista.
Pois actualmente as coisas não são bem assim e independentemente do pitoresco das pontes que atravessam o rio, principalmente da Ponte Vecchio, famosa pela numerosa quantidade de lojas que acompanham, em ambos os lados, a extensão do seu arco sobre o rio Arno, das esculturas de referência renascentista concentradas em algumas das praças próximas do Duomo, da traça dos edifícios do Centro Histórico e da zona da Academia, as ruas sofrem uma pressão de transito muito forte que tornou a cidade muito mais cinzenta em todos estes anos.
Valeu no entanto o convívio com a Arte, valeu ter o privilégio de ver o famoso David “ao vivo” e outras tantas esculturas inacabadas de Miguel Ângelo que nos fazem interrogar sobre a genialidade do escultor, perante o tipo de utensílios que disporia na época (sec. XV-XVI).
Das visitas culturais a Museus e Exposições destaco uma das Exposições que vimos no Palazzo Strozzi, que concentrava uma mostra de trabalhos de De Chirico, Magritte, Max Ernst e Balthus... muito, muito bonita, de facto e das imediações da cidade as cidades de Sienna e San Gimignano, na região da Toscana, e da comuna de Fiesole que tem uma vista da cidade de Florença, verdadeiramente impressionante.
Pois valeu tudo e principalmente a proximidade dos momentos que vivemos juntas nestas mini-férias de nove dias.
As fotos, falam um pouco por si mesmas...

Beijos,
da Princesa

No comments: