Friday, July 16, 2010

Por terras Italianas I: Milão















E como já vos tinha prometido, iniciarei hoje a saga documental sobre Itália e a primeira cidade será Milão, a que nos batizou à chegada.
Pintaram-me cobras e lagartos da dita cidade mas, efectivamente, não concordo.
Não sendo uma cidade explendorosa tem o seu encanto e algumas zonas residenciais bonitas, embora mais afastadas do centro, cujo “ex-libris” é a famosa Galleria Vittorio Emanuele onde "apetece andar descalça", como dizia a Vanessa. Apesar do tráfico intenso, esta zona de Milão está muito mais protegida e preservada da circulação de veículos que a zona similar de Florença, cidade das Artes por excelência.
Esta é uma cidade de forte pressão económica, onde sentimos o peso do dinheiro e dos negócios de alta finança. O apelo ao gasto em bens associados ao comércio de restauração, moda e ao mobiliário de design, é uma constante.
As casas de Alta Costura e as marcas “in” de toda a Europa estão fortemente concentradas no Centro e em zonas estratégicas, no entanto, encontramos a mesma oferta em Lisboa, embora localizada em zonas menos explendorosas em termos urbanísticos.
A comida é fabulosa, nesta e em todas as cidades que conhecemos “a la pate”, a caminhar entre seis a oito horas por dia, debaixo dos constantes 34-37Cº... .
Numa das fotos, podem apreciar a zona pedonal da Galleria Vittorio Emanuele, onde se localiza um dos muitos e belos restaurantes, o “Galleria”. Aí comemos, eu e a minha hijita guapita, um belo jantar a festejar a nossa primeira noite em Itália... simplesmente, uma delícia e o vinho era "fantastique"!
Quanto aos grandes monumentos..., daqueles mesmo muito à séria não há, ou então não vimos. Distração nossa, talvez... ou falta de tempo. Para além do castelo e dos jardins envolventes, apenas se destacou um monumento de carne e osso, inspirado em Portugal... o nosso amigo CR9.
Modelo de eleição da marca Georgio Armani é o novo “ex-libris” da cidade, surgindo em painéis de dimensões gigantes, em vários dos pontos mais estratégicos de Milão, para além das fotos expostas nas montras de todas as lojas do famoso costureiro.
Posso mesmo afirmar que ele foi a nossa estrela polar, a nossa bússola e o guia das nossas caminhadas por aquelas ruas imensas.
“Oh filha, será que estamos a ir na direcção certa? Vê aí o mapa.” (dizia eu)
“Sim, vamos mãe, não é preciso mapa. Então não vês que o Cristiano Ronaldo está ali naquela parede grande por onde passámos quando vinhamos para cá, portanto é para a direita” (risada da Vanessa e minha claro...).
Ah.., já me esquecia! Embora possam achar algo bizarro e nós, confesso, também achámos, à porta de todas as lojas de moda, hotéis de luxo e também na loja da Ferrari, encontrámos também outros monumentos assaz interessantes...
À espera do cliente de carteira mais choruda e de uma delicadeza de aspecto impressionante, estavam sempre pretos de 2 metros, com ar de Top Model, super bonitos e elegantemente vestidos com fato preto. Não encontrámos nenhuma explicação plausível para tal fenómeno "monumental" a não ser o facto da imagem ser esteticamente e visualmente molto bela e ter um toque fancy e fashion.
Muito sinceramente, penso que se as casas de Alta Costura tivessem para receber os clientes aqueles italianos comuns, baixotes e de ar rude, com que me cruzei em todo o lado, por mais bem vestidinhos que estivessem a malta do papel não teria a ousadia de entrar em tais lugares, onde o vestidinho "Prada", do mais simples que possam imaginar, custava a módica quantia de 900 euros e os sapatinhos e mala que completavam a toillete outro tanto, fora os acessórios... claro!
E cá estão as fotos originais prometidas há uns dias atrás.

Beijos,
da Princesa

No comments: