Sunday, November 29, 2009

CARGA PESADA... um dia isso muda... um dia isso vai mudar!

"Carga Pesada" é uma série brasileira de excelente qualidade que passa aos Sábados na RTP1, a tarde e más horas...
Eu notívaga me confesso, pecadora da noite e amante de qualquer fase da Lua, às vezes caço uns momentos desta série fabulosa que abraça o "social" de uma forma aberta, frontal, franca e cheia de amor.
Dois camionistas de longo curso, Pedro e Bino, interpretados primorosamente por António Fagundes e Stênio Garcia, dois monstros do teatro, do cinema e da novela brasileira... enfim, dois excelentes intérpretes da arte de bem representar a Vida, do mais comum dos mortais, naquele telão imenso.
"Carga Pesada" é uma homenagem aos condutores de longo curso, com excesso de horas de volante no lombo, com o mito do engate, a cada terra que passam, a pesar no cangote. Uma imagem de brutalidade humana que talvez não seja bem a "verdade" das suas vidas e uma humanidade escondida dentro de um coração, verdadeiramente grande, tão grande como o volante que abraçam todos os dias e as rodas daqueles atrelados, imensas...
"Carga Pesada" branqueia a imagem negativa que paira no nosso imaginário sobre as bestialidades dos "grandes" homens da estrada e das aventuras dos camiões de longo curso.
Bom... tirando aqueles truques em que os gajos nos mandam para a valeta sem dó nem piedade e nos ultrapassam à maluca sem fazer pisca, valendo-se do peso e da dimensão do veículo, passei a respeitá-los muito mais desde que sou fã desta série e juro que vou passar a mandar um beijo sempre que me fizerem sinais de luzes.
Se ainda não viram a série, façam um esforço... basta fazer knock-out ao "João Pestana" e ter muita atenção na estrada.
No Brasil ou em Portugal, a diferença não deve ser muita, tirando a dimensão do território... claro!

Beijos,
da Princesa

No comments: