Wednesday, June 10, 2009

Firmin

http://www.youtube.com/watch?v=i8ha41RFzUM

"Nunca consegui perceber como podia Jerry atravessar o mundo sem mulheres, a falar sozinho, com aquela grande cabeça a abanar. Se eu fosse humano saía à rua, abordava a primeira jovem atraente que encontrasse e, com os meus olhos a brilhar por cima de um sorriso sem queixo, engatava, comprava ou conquistava." (FIRMIN, cap. 12)

"Firmin", um conto de Sam Savage (o primeiro e o único, até à data) impregnado de amor e de paixão pelos livros e pelo conhecimento adquirido através da leitura diversificada.
A personagem central é Firmin, a décima terceira cria nascida numa ninhada de ratos.
Filhos de uma ratazana alcoólica que só tinha doze tetas, foram obrigados a lutar desesperadamente pela sua dose de comida diária.
A Firmin valeu-lhe ser o mais fraquito dos treze, sempre alimentado dos restos dos irmãos. Porque lhe terá valido esse 'handicap'? Curiosos?
É que a mãe ratazana gostava da pinga! Todas as noites se embebedava, matando a sede nas poças de bebida estagnada nos passeios, junto à velha zona dos bares da cidade.
As doze crias mais sôfregas sorviam as primeiras doses de leite carregadas de elevado teor alcoólico, deixando para o fracote do Firmin umas escassas gotinhas mas... de leite mais purificado.
E mais não conto!
Podem ir a correr comprar o livro e ficar a conhecer a linda história do Firmin, o rato mais erudito do Mundo, carregado dos sentimentos contraditórios da alma e natureza humanas.
Engraçado, o sonhador do Firmin conseguiu afastar do meu imaginário, ao longo desta leitura, parte do nojo que sentia pela sua espécie, eh, eh...
Aposto a vida em como o próximo 'encontro imediato do 3º Grau' com um rato ou uma ratazana, não vai ser tão dramático como os anteriores.
Muito bom, simplesmente muito bom!

Beijos,
da Princesa

No comments: