Saturday, May 23, 2009

Olhar para lá da cortina...

Uma das coisas que me ajuda a aliviar o stress e a chatice que representa enfrentar uma longa fila de trânsito logo pela manhã, em plena hora de ponta, é dar asas à imaginação enquanto vou conduzindo.
Olhar em volta e observar algumas das personagens que seguem nas outras viaturas que me rodeiam é o meu passatempo favorito.
Olho as caras, analiso expressões e gestos para poder imaginar a história. Qual será a profissão dos personagens, o nome, o nível de empatia com o parceiro do lado, o humor matinal, a rotina de vida... e sei lá mais o quê.
O vício-me ficou-me da formação académica em Sociologia e do treino em espicaçar a imaginação através da observação atenta do Mundo que nos rodeia.
Mal sabe o pessoal que mesmo ali ao lado, na longa fila de trânsito, um "Big Brother" feminino os está a sondar.
- Uhmmmm... aqueles devem estar fartos um do outro! O gajo está a tirar macacos do nariz com aquele ar de enfado, mal disfarçando o gesto com uma coçadela e a respectiva, de olhar perdido na direcção oposta mergulha nas profundesas do espelho retrovisor, parece imaginar a chatice que foi a noite passada...
- E aquela ali? Uhhmmmm... aquela parece-me estar de bem com a vida. Pelo menos não está a conduzir com cara de pau, apesar da longa fila de trânsito. Tem pinta de fotógrafa... não sei porquê.
- E aquele casal de chavalos ali à direita? Riem-se que nem uns loucos. Uhmmm... a coisa está bem divertida por aquelas bandas. Engraçado, a cor e a pinta do carro condizem com a alegria que reina dentro da cabine.
E de especulação em especulação lá sigo eu e quando dou por mim já estou mesmo em frente ao lugar onde vou estacionar.
E agora?
Bom... agora, toca a animar que tenho três horas pela frente de discurso fluente e claro, para que os interlocutores do cliente me entendam.
Portátil na mochila e boa disposição. Em frente, marche!!!!

Beijos,
da Princesa

2 comments:

jmv said...

Muito bom princesa Isabel! Tornei-me um assíduo frequentador do teu blog, e ao ler o que escreves, parece que as "histórias" e as personagens ganham vida, o que me leva também, a espicaçar a minha imaginação...

Princesa Isabel said...

Olá João!
Obrigada pelas palavras. Ainda bem que gostas das histórias.
Agora diz-me lá João... quem és tu? O João da música, o João do Ashtanga, outro João...? :D
Abraço!