Wednesday, January 21, 2009

And now Mr. President Obama... I'm watching you!

2 millions of hope... American true believers!
And now it's time to dance... Tomorrow will be other reality!


***
Muito se espera de Barack Obama, agora eleito 44º presidente dos EUA. Prestou ontem o seu juramento lá no alto do Capitólio, apoiado sobre a bíblia de Abraham Lincoln.
Uma multidão de dois milhões de pessoas, verdadeiramente emocionadas e felizes, assistiu à cerimónia e nem as temperaturas negativas os impediu de estar ali.
Obama projectou o seu discurso de tomada de posse da presidência na grande mudança que se preconiza para os EUA, apelando para a esperança em detrimento do medo. É fundamental que essa mudança construa os seus alicerces numa forte unidade nacional e na luta contra todos os tipos de segregação, nomeadamente a racial.
Não podemos esquecer que os alicerces da democracia americana estão podres, face aos últimos anos de governação de Bush, logo os desafios que se apresentam são muitos e, sobretudo, não são fáceis!
Obama não tem apenas os EUA com os olhos postos em si, tem acima de tudo o Mundo com os olhos postos em si, um mundo cheio de esperança que a política norte-americana mude o seu rumo.
Ontem, também eu estive com olhos postos nele, não através dos canais portugueses de TV on-line, cujos sites estavam nitidamente sobrecarregados mas, imaginem, através da TV Obama on-line, cuja largura de banda me permitiu assistir a toda a celebração com uma definição de imagem e som, simplesmente fabulosa... ou não fosse Barack Obama um acérrimo defensor e utilizador das novas tecnologias.
Conforme as suas palavras, “esta é uma nova era de responsabilidade”.
Para já, uma boa notícia. A sua primeira medida após a tomada de posse foi a suspensão, por 120 dias, dos processos judiciais por terrorismo na base naval norte-americana de Guantánamo, em Cuba.

Mr. President Obama...
I have faith on you. Never, ever... forget that.
Yes, we can!

Beijos,
da Princesa

No comments: