Sunday, November 02, 2008

A Turma ("Entre les Murs")


Ontem, num daqueles impulsos que me dão (felizmente muitas vezes, eh,eh, eh...) decidi ir ao cinema, no final da tarde.
Que filme? A Turma (“Entre les Murs”), galardoado com a Palma de Ouro, no último Festival de Cannes.
Não conhecia o realizador, Laurent Cantet, apenas tinha a minha curiosidade aguçada pelos vários comentários e artigos que tinha ouvido e lido sobre o filme, nos últimos dias.
A história acompanha um ano lectivo do corpo docente de uma escola localizada num bairro problemático de Paris.
Em destaque, um professor de Francês (François) que procura manter um modelo de ensino baseado num clima de respeito dentro da sala de aula e uma turma, de forte heterogeneidade étnica, constituída por alunos e alunas que desafiam, permanentemente, as suas regras e o confrontam com dificuldades na imposição desse mesmo modelo. É a luta de classes, dentro da sala de aula...
Independentemente do conflito, a afectividade, a cumplicidade e a amizade estão presentes nas relações que se vão construindo entre professor e alunos.
O protagonista, François Bégaudeau, é o professor que escreveu o livro "A Turma" que deu origem ao filme. Os actores que constituem a turma, igualmente protagonista nesta história, são jovens não profissionais, escolhidos entre os vários alunos de um liceu francês.
O filme é um testemunho sobre a realidade que nos rodeia e sobre a grande complexidade de relações e sentimentos que se vivem no dia a dia das nossas escolas do Secundário.
É emocionante o momento em que uma das professoras do corpo docente anuncia ao seus colegas que está grávida de dois meses e os convida a brindar consigo o nascimento do futuro filho. No momento em que brinda ergue o cálice de champanhe e profere dois desejos:
- o primeiro: que a mãe do seu melhor aluno, um rapaz chinês surpreendentemente dedicado aos estudos, não seja extraditada de França;
- o segundo: que o seu futuro filho seja tão inteligente como esse seu aluno chinês.
Um filme de uma candura e de uma sensibilidade extremas.
Simplesmente fabuloso!
Não percam!

Beijos,
Da Princesa

1 comment:

Cravo a Canela said...

Já anotei...