Tuesday, November 11, 2008

11 de Novembro - Dia de São Martinho


Eh, eh, ... não há fome que não dê em fartura.
Hoje são dois...
À hora de almoço lembrei-me que hoje era dia de S. Martinho, como tal dia de celebração com castanhas e água pé (ou antes um bom vinho tinto, na minha modesta opinião...).
Uma das histórias mais populares sobre este Santo é a "Lenda do Verão de São Martinho".
Aqui vai a versão resumida para contar às crianças.
Beijos,
da Princesa

***
Martinho era um soldado romano muito valente e generoso.
Um vez ao atravessar os Alpes, montado no seu belo cavalo, passou por um caminho que ficava bem no cimo de uma das serras.
Lá no alto, fazia muito frio e muito vento e o tempo estava, realmente, mau.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época e usava uma capa vermelha que os soldados romanos costumavam cobrir-se.
De repente, apareceu-lhe um homem muito pobre pela frente. Vestia umas roupas já muito velhas e rotas e parecia estar com muito frio, quando se aproximou para pedir esmola.
Martinho nada tinha para lhe dar. De repente pegou na espada, levantou-a e deu um golpe certeiro na sua capa, separando-a em duas partes. Uma delas deu-a, de imediato, ao pobre.
Nesse preciso momento, como que por magia, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia Verão! Deus tinha recompensado Martinho pela sua bondade.
Diz o povo que é essa a razão porque todos os anos, mesmo sendo Outono nesta altura, o tempo melhora e fica mais quente, durante cerca de três dias:
é o Verão de São Martinho!

No comments: