Friday, February 08, 2008

Simplex 2008

Fresquinha, fresquinha é a seguinte notícia do JN de hoje:

"Até ao fim do ano, vai ser possível marcar on-line uma consulta no centro de saúde e receber a confirmação por mensagem no telemóvel (SMS). Ou pedir uma receita sem sair de casa. Algumas das novidades, a anunciar hoje por Sócrates, do Simplex 2008, a terceira edição do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa. Actualmente, há 318 centros de Saúde que fazem a referenciação directa para 88 hospitais. Ou seja, o doente que precisa de consultar um especialista, por indicação do seu médico de família, já sai do centro de saúde com a consulta agendada. O que agora está a ser preparado é um programa informático que vai permitir aos utentes marcar, através da internet, a consulta com o médico de família e receber a confirmação por SMS, explicou, ao JN, Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, que acompanha a reforma administrativa. A ferramenta informática está a ser criada e prevê-se que esteja em funcionamento até ao fim deste ano, em todos as unidades de saúde..."

Ora aí temos nós o nosso Primeiro a tentar redimir-se e a minorar um dos dramas da Saúde Pública cá do burgo, o das intermináveis filas de espera que se fazem madrugada dentro, à porta de muitos Centros de Saúde da nossa terra. Com tantas facilidades espero que capacitem os Centros para a possível avalanche de marcações de consultas que irão ocorrer via on-line, nomeadamente as verdadeiras e as "falsas" (é que há muita gente sem nada que fazer, especialista no envio de e-mails da tanga). Se não o fizeram, diga-se de passagem não me espantava nada..., cheira-me que algum camelo(a) responsável pela gestão da "caixa do correio de entrada" (vulgo Inbox) vai ter muita dor de cabeça a arranjar dias e horas no calendário dos médicos de família para tanta consulta e ficar com dores no polegar de tantos SMS que terá de enviar.

O mais engraçado é que a Segurança Social com esta metodologia passará a ser concorrente directa das operadoras de telemóvel, nomeadamente da OPTIMUS que todas as semanas envia SMS ao pessoal a lembrar que não pode viver sem Internet ou sem telemóvel e, para nos ajudar a matar o vício, dá a borla de um dia de comunicações ou, da SACOOR BROS que sempre nos convida a gastar papel nas suas lojas, sendo que no momento a linha de fatos White & Night Miami (tipo CSI Miami, estão a ver?...) é garantia certinha que Elas e Eles vão ficar umas "brasas".

Bom, não quero ser derrotista e vou ficar a aguardar, "sem medos"...

Viva o nosso Governo Cibernauta!

Beijos,
da Princesa

No comments: