Monday, July 16, 2007

Permacultura

Permacultura, um conceito interessante que até agora desconhecia e me foi apresentado na passada semana, quando assistia à apresentação dos programas de actividades de Verão da Casa Vinyasa, local onde pratico Ashtanga Yoga (como todos vocês já sabem).
O projecto deste ano está associado ao Yoga.Surf Camp, que funcionará entre 21 Julho e 2 de Setembro, nos arredores de Porto Côvo. Inserido num espaço de terra de uma grande propriedade, procurou integrar-se na área onde funcionará, diversos aspectos importantes para a sobrevivência, existência e convívio das comunidades humanas.
Há que ter presente que o mundo de hoje está a perder os seus solos férteis de maneira assustadora e que o abastecimento de energia e de água potável estão fortemente ameaçados num futuro muito próximo. Para além destas questões outros problemas de carácter geral estão a intensificar-se, como por exemplo, as recentes mudanças climáticas, geradas pelo impacto do consumo excessivo de combustíveis fósseis. A Permacultura adapta-se a transições lentas ou rápidas pelo que pode aplicar-se a uma pequena parcela de terra onde os recursos disponíveis localmente podem ser um ponto de partida ou à transformação de uma grande área, de uma só vez. Há que contar, igualmente, com o auxílio que a natureza nos dá quando deixamos de a agredir.
Neste momento já se vão fazendo algumas coisas interessantes em Portugal.
Já está pensado propor à minha Vanessa passar lá um fim de semana quando ela estiver por cá.
Beijos,
da Princesa

No comments: