Wednesday, November 01, 2006

Halloween

Ah, esta fúria de gastar que vai consumindo as gentes e este Comércio, fraco de ideias, em crise sistemática que vai reinventando datas para aliciar o consumidor a propósito de qualquer razão, tenha ela ou não a ver com os nossos hábitos e tradições.
Que eu saiba não existe qualquer relação directa desta festa com a tradição portuguesa.
Historicamente o Halloween remonta ao século V A.C. e tem origem nas festividades celebradas entre os Druidas, na antiga Gália, Bretanha e Irlanda. Comemorava-se então o início do novo ano a 1 de Novembro e as festividades da Véspera de Ano Novo ocorriam a 31 de Outubro (e não a 31 de Dezembro).
A unica tradição que me ocorre é a dos pequenitos a pedir o “Pão por Deus”, de manhã, no Dia de Todos os Santos (1 de Novembro) e a darem com todos em loucos de tanto que tocavam à campainha.
Certo?
Beijos, da Princesa

2 comments:

Cravo a Canela said...

O mais triste é que practicamente já ninguém liga ao S.Martinho, esse sim, tipicamente português, mas nesta parvoíce importada dos Estates todos alinham. É o lado pernicioso desta globalização, que em vez de nos aproximar dos outros povos nos torna iguais a eles.

Princesa Isabel said...

Verdade! Cada vez se vive mais em função de eventos que te permitam enfiar no corpinho uns trapos brilhantes e na cabeça um chapeu bizarro ou quaisquer outros adereços que te permitam ficar "diferente" ....