Saturday, November 25, 2006

Di Profundis

(Natal 2005)
A ultima obra de José Cardoso Pires - Di Profundis Valsa Lenta - foi um dos livros que mais me surpreendeu pelo insólito do seu conteúdo. Pouco tempo depois de o ler, ajudou-me a entender o que poderia passar pela cabeça da minha mãe após o primeiro AIT.
Já lá vão quatro anos e as suas ideias vão-se misturando, as realidades confundindo e o discurso ficando cada vez mais sem nexo, para quem ouve.
Ontem, pela quinta vez, um novo acidente e uma nova recuperação. Já ambas aguardávamos a chegada da ambulância que a transportaria até ao Lar onde reside e a conversa era viva, embora em tom baixo e suave:
- Mãe, estás a ouvir?
- Sim!
- Como te sentes? Dói-te alguma coisa?
- Agora não!
- Estás quentinha?
- Sim!
- Parece que estás com sede. Bebe um pouquinho de água.
- Que bom! Senti o fresquinho na garganta. Dá-me só mais um bocadinho.
- Olha mãe, não te assustes com este barulho, São umas pessoas que vão a passar no corredor e estão a falar muito alto.
- Ai é? Que vergonha, a falarem tão alto no corredor do hospital! Saloiices! (muito baixinho, ao meu ouvido)
- Pois é mãe, saloiices é o termo certo (sorriso).
- Sabes … eu dantes, quando era nova, cantava muito bem, até os pássaros me entendiam … (continuava a segredar)
- A sério? Conta lá.
- Ia sempre cantar debaixo daquela árvore e lá estava o tal pássaro.
- Qual pássaro mãe?
- Aquele ... Quando eu cantava espanejava as asas e respondia-me assim: piu, ripiu-piu, ri-piu-piu (a expressão de quem se estava lembrar do pássaro)
- Se calhar gostava de te ouvir.
- Pois era, coitadinho, devia mesmo gostar. Entendia-me muito bem. E os meninos como estão? Tens muitos não é?
- Não mãe, só tenho uma menina, a Vanessa. O Rui é que tem quatro meninos: o João, a Inês, o Rodrigo e a Camila!
- Ahhh! Pois é, pois é! Esta minha cabeça… Está na hora de partir! E a família está bem?
- Sim mãe! Estão todos bem. Olha, daqui a pouco chegam os senhores da ambulância para te levarem para a tua cama quentinha. Não te assustes está bem?
- Está bem! Está bem! A senhora é que sabe.
- Então mãe. agora chamas-me senhora? Eu sou a tua filha!
- Ahhh! Pois é, pois é! Esta minha cabeça … parece que anda para aqui tudo baralhado mas, não sei bem porquê. Não ligues minha filha, o que achares que deves fazer está bem. Rezo sempre muito por vocês, por ti e pelo teu irmão (choramingos …)
- Eu sei mãe, eu sei que rezas. O Rui também está lá fora à tua espera. Olha, agora presta atenção ao que te vou dizer a seguir.
- Está bem. Diz lá!
- Não te assustes agora, os senhores vão-te pegar ao colo para mudares para a maca da ambulância e irmos embora. Eu vou à frente no meu carro. Já nos vemos, está bem?
- Está bem minha filha. Até já!
Passado pouco tempo a Julia chegou à sua caminha quentinha e lá ficou tranquila a pensar nas suas personagens, trocando-as de hemisfério a seu belo prazer.
- Mãe? Até amanhã!
- Até amanhã filha!
Beijos, da Princesa

2 comments:

Cravo a Canela said...

Obrigado pela partilha. É bom falar destas coisas que não acontecem só aos outros.

Quanto ao livro, anda na minha lista há muito tempo. Está na altura de o colocar na lista de prioridades.

Um beijo grande!

Princesa Isabel said...

É o raio da 5a. mania!
Obrigada e beijo grande retribuido.