Saturday, September 09, 2006

Palavras “em alta”


Quase sem darmos por isso vão entrando no nosso vocabulário do dia a dia novas palavras ou expressões geradas pela nossa criatividade. É a reinvenção da língua para retratar realidades e conceitos que surgem e não se encaixam nas expressões já existentes.
Metrosexual é uma palavra que vem sendo utilizada de forma crescente. Contactei pela primeira vez com ela num artigo que comentava o conhecido gosto de David Beckam em pintar as unhas. Face ao seu à vontade em deixar transparecer hábitos classificados como menos másculos e face à incapacidade dos Media lhe chamarem “gay” terá, talvez, surgido a necessidade de inventar um novo conceito classificativo que lhe assentasse na perfeição.
Et voilà! O metrosexual não tem medo de abraçar o seu lado feminino e, como tal, exibe-o em publico sem qualquer preconceito.
Porquê "metrosexual"? Da informação que disponho o prefixo metro (metrópole) aponta para um homem com estilo de vida, verdadeiramente, urbano enquanto que o sufixo sexual tem origem na palavra homossexual, o que significa que este homem, embora considerado “às direitas” encarna, igualmente, um estilo próprio muitas vezes associado aos “gay”.
Reinventar é “um must” da natureza humana, sempre em busca de novos encantos.
Beijos,
da Princesa

No comments: